A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início ao serviço de atendimento a novos grupos de gestantes. O trabalho é realizado em unidades de Atenção Primária à Saúde da SMS, e tem por objetivo acolher, orientar e preparar mulheres grávidas para a chegada dos bebês.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) São Judas Tadeu cerca de 15 gestantes estão no grupo. Estão previstos dez encontros, um por mês, quando serão abordados temas relacionados ao pré e pós-natal, em palestras realizadas por médicos e enfermeiros.

Na primeira palestra, as participantes foram orientadas sobre a importância do pré-natal. Nas próximas, serão tratadas questões como alterações físicas e emocionais na gravidez, alimentação saudável, saúde bucal da gestante e do bebê, direitos e deveres da gestante, parto e puerpério, aleitamento materno, cuidados com recém-nascidos e planejamento familiar. As participantes receberão kit de enxoval na trigésima semana de gestação, e o ciclo de palestras se encerrará em novembro.

Na USF Vera Cruz, participam do grupo, em média, 20 mulheres, e os encontros também são mensais. Já estão agendadas 22 gestantes para atendimentos pré-natal na unidade, em abril, e palestra sobre aleitamento materno. Em maio, haverá palestra sobre cuidados com o recém-nascido, sorteio de brindes e coffee-break. No decorrer do ano, serão entregues os enxovais.

O atendimento às gestantes nas unidades da Atenção Primária faz parte da Política de Atenção à Mulher desenvolvida pela SMS e oferece, também, consultas mensais, quinzenais e semanais, de acordo com a semana gestacional; consulta do parceiro; exames e encaminhamento a consultas especializadas, caso necessário.

Para participar dos grupos de gestantes, as interessadas devem ser cadastradas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da região onde moram, independentemente da idade gestacional, desde que iniciem o pré-natal previamente. A SMS ressalta que a equipe incentiva o retorno da mãe e do bebê de sete a dez dias após o parto, para orientações relacionadas ao puerpério e cuidados com o recém-nascido.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)- Prefeitura de Goiânia