O Parque Zoológico de Goiânia inaugura dois novos recintos para abrigar os exemplares de lobo-guará. Organizado pela Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul), o local conta com dois espaços, visando o bem-estar e conforto dos animais.

O parque possui, sob sua responsabilidade, nove lobos-guará. O novo espaço, dedicado aos animais, possui pontos de fuga, barreiras visuais, cambeamentos e enriquecimentos ambientais

Segundo o presidente Agetul, Valdery Júnior, o espaço foi pensado conforme as necessidades dos animais, para que seja suficientemente adequado e confortável. “Sempre pensamos muito no ambiente dos animais, que precisa ficar confortável para todos eles. O processo de transferência já teve início, por este motivo, estão divididos entre os ambientes que já existiam e os novos. Essa transição acontece gradativamente, respeitando o tempo de cada animal”, explica.

O espaço, ainda, é bem maior do que o anterior, podendo abrigar os animais caso não queiram ser vistos, contendo feno e, também, espaço adaptado para manejo, sem colocar em risco nem os animais e nem os cuidadores. “Os animais estão se sentindo muito confortáveis nos ambientes onde estão, isso é notório e visível”, afirma Valdery.

Conforme os técnicos do zoológico, os lobos-guará vivem sozinhos ou em pares, nos períodos reprodutivos. Como nasceram duas ninhadas num curto intervalo de tempo, seria inviável mantê-los no mesmo local, que poderia desencadear estresse e brigas entre eles, por terem instinto territorialista.

Conforme o biólogo do parque, Diogo Amaral, a importância do apoio de todos os profissionais do local é importante para assegurar o bem-estar da espécie, em que se encontra em situação vulnerável para extinção.

“Ter sucesso reprodutivo desta espécie, em nosso parque, nos mostra que estamos no caminho certo. Toda nossa equipe de biólogos e veterinários, com apoio da Agetul, tem se esforçado cada vez mais para garantir qualidade de vida e bem-estar aos nossos lobos. Os lobos-guará estão ameaçados na natureza, e o Zoológico de Goiânia realiza um importante papel em relação a essa espécie,” afirma Amaral.

Funcionamento
O Parque Zoológico de Goiânia pode ser visitado de quarta-feira a domingo, das 08h30 às 17h. Para acesso, é necessário a compra de ingressos, que estão à venda, na bilheteria do espaço, até as 16h.

Agência Municipal de Turismo Eventos e Lazer (Agetul) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia