Prefeitura de Goiânia firma parceria para Projeto Alfabetização em Família, do Governo de Goiás
Última atualização em 30 junho 2022 às 15h01
Programa consiste na formação de turmas para jovens, adultos e idosos na capital com objetivo de universalizar alfabetização da população a partir de 15 anos. Cursos em formato presencial têm duração de quatro a seis meses, gratuitos, com seis aulas por semana e material didático. “É um direito mínimo, por isso, abraçamos essa ideia e entramos em mais essa parceria com governo estadual”, afirma prefeito Rogério Cruz

A Prefeitura de Goiânia firma parceria com o Governo de Goiás e adere ao projeto Alfabetização em Família. O programa consiste na formação de turmas de jovens e adultos, com aulas gratuitas, em diferentes pontos do município.
O projeto foi lançado em 2019 para atender à Meta 7 do Plano Estadual de Educação (PEE) e universalizar a alfabetização da população com 15 anos ou mais. O curso é presencial, tem duração de quatro a seis meses, com 10 aulas semanais, direito a livros didáticos e material escolar.
Para o prefeito Rogério Cruz, universalizar a alfabetização é oportunizar a volta aos estudos para quem não pôde concluir o ensino fundamental. “É um direito mínimo, por isso, abraçamos essa ideia e entramos em mais essa parceria com o governo estadual”, afirma.
Grupos de trabalho
A partir do momento em que o município adere ao programa, deve indicar os alfabetizandos por meio de busca ativa para a formação das turmas. Como são cursos de curta duração, as turmas são reduzidas e compostas entre cinco e 10 alunos. A busca pode ser feita, por exemplo, pelo Cadastro Único (CadÚnico), Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Núcleos de Assistência Social.
Também fica a cargo da capital indicar espaços para que as aulas sejam ministradas, bem como alfabetizadores. O cronograma de abertura das turmas, e o contato para inscrições serão divulgados oportunamente.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia