A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta quinta-feira (28/07), ação de limpeza no lago do Parque Areião. Equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) removem excesso de algas para preservar e garantir a circulação de água no lago. Desse modo, é possível evitar retenção de matéria orgânica.

A proliferação de algas é resultado do fenômeno conhecido como “água verde” ou “água esverdeada”, que ocorre todos os anos. O presidente da Amma, Luan Alves, explica que as plantas são oriundas do acúmulo de matéria orgânica, como lixo, restos de comida e outros materiais carregados pela água das chuvas. “Com a seca, o volume da água abaixa, e a densidade do sedimento aumenta, por isso, as algas se reproduzem”, esclarece.

A limpeza dos espelhos d’água é manual, feita com equipamentos próprios para a retirada do material. Além da limpeza, a qualidade da água dos lagos da capital é constantemente monitorada pela equipe técnica, por meio de análises físico-químicas.

Os próximos parques a receber as ações de limpeza em seus respectivos lagos são o Jardim Botânico e Parque Botafogo.

Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma) – Prefeitura de Goiânia