Funcionários da Prefeitura de Goiânia fazem limpeza e manutenção diária de 1,3 mil praças, que se tornaram boas opções de lazer e descanso. As equipes da Companhia de Urbanização (Comurg) executam, por exemplo, serviços de ajardinamento, que tornam a cidade mais verde e florida. Outro atrativo das praças são os pet places, voltados para cães e gatos.

O prefeito Rogério Cruz afirma que esses espaços não só são opções de lazer, como também contribuem para valorizar imóveis na região em que são construídas. “Goiânia vai continuar a ser conhecida por suas belas praças e parques, espaços de lazer ao ar livre, com muito verde e flores, atenciosamente cuidados pela prefeitura”, conta.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, lembra que somente neste primeiro semestre de 2022, 26 foram revitalizadas e 18 construídas. Segundo ele, com o adensamento das áreas urbanas, as praças se tornaram alvos de grande procura da população. “É um ambiente para toda a família. Contato com a natureza, práticas esportivas e principalmente socialização”, reforça.

Entre as mais de mil praças municipais, a prefeitura lista pelo menos oito que merecem ser visitadas:

1. Praça do Ipê
    Localiza-se no cruzamento das ruas T-19 e T-29 com a Avenida T-1, uma das áreas mais movimentadas da cidade. O local já possuía árvores nativas do Cerrado, como o ipê, que deu nome ao lugar, e ainda foi escolhida pela gestão Rogério Cruz para ser projeto-piloto de técnicas de paisagismo trazidas da Universidade de Brasília (UnB).
  2. Praça Professor Felicíssimo do Espírito Santo
    Pequena, pouco conhecida, localizada na Rua 7, no Centro, o espaço conta com calçamento com acessibilidade. Destaque para uma fonte que remete à obra “A Samaritana”, produzida pelo gari da Comurg Onildes Alves dos Santos (Bili).
  3. Praça Cívica
    A Praça Pedro Ludovico Teixeira foi construída em 1933. Marca a construção de Goiânia e abriga a sede do governo estadual. Projetada pelo urbanista Atílio Corrêa Lima, sedia importante patrimônio Art Decó, como o Museu Goiano Zoroastro Artiaga e o Palácio das Esmeraldas.
  4. Praça do Jacaré
    Situada na Rua Dr. João Alves de Castro, Setor Crimeia Oeste, é um bom ambiente para encontros de amigos.
  5. Praça Universitária
    Considerada museu a céu aberto, a Praça Universitária contempla pista de caminhada e espaço para prática de exercícios. Possui também uma biblioteca e diversas esculturas espalhadas pela praça.
  6. Praça do Cruzeiro
    Praça Comendador Germano Roriz é um espaço de convivência para toda a família e conta com parque infantil, estação de ginástica e espelho d´água. Após revitalização, o local recebeu um ajardinamento mais moderno, com árvores nativas, plantas resistentes e coloridas.
  7. Praça do Avião
    Localizada no Setor Aeroporto, abriga uma réplica do 14-Bis, a primeira aeronave construída pelo aviador brasileiro Santos Dumont. Também conta com área verde, parque infantil, pista de esportes e espaço para ginástica.
  8. Praça Tamandaré
    Já foi considerada reduto de intelectuais, poetas, artistas e jovens nas décadas de 70 e 80. Está localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. O espaço é um refúgio verde em meio a prédios e ruas movimentadas que abriga a famosa Feira da Lua, realizada todos os sábados.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia