A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), concluiu, nesta quinta-feira (27/10), a limpeza e manutenção das duas obras do artista plástico Siron Franco: o Monumento à Todos Nós, na Praça Cívica, e o Monumento à Paz Mundial, no Bosque dos Buritis. As duas obras foram pichadas e, em forma de protesto, o artista havia coberto com lona preta a obra da Praça Cívica.

“Atendemos prontamente à solicitação do Siron, visto que as obras estão inseridas em espaços tombados como patrimônios culturais de Goiânia. Ele tem razão em protestar e solicitar os cuidados do poder público. Nós estamos aqui para proteger, cuidar e zelar pela manutenção”, pontua o titular da Secult, Zander Fábio

Para que os monumentos não sofram com vandalismo, Zander Fábio faz um apelo: “É preciso conscientizar a população para que todos cuidem de obras como essa, cuidem dos parques, praças e mantenham nossos espaços públicos bonitos. A pichação é um problema social, é crime, ainda mais em uma obra de arte, que está aí para embelezar, enriquecer nossos cartões postais”, afirma.

O artista Siron Franco está em viagem a São Paulo, mas acompanhou a limpeza e a retirada da lona que cobria a obra, por meio de fotos e vídeos. “Valeu, muito obrigado! Agradeço a atenção da Prefeitura de Goiânia. As pessoas realmente precisam saber ter consciência e cuidar mais do que é bem público e do que é arte”, pontuou.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia