A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realizou, nesta quinta-feira (30/03), a detonação de 8,9 mil metros cúbicos de rocha na pedreira do complexo industrial da secretaria. Foram utilizados 8.600 quilos de explosivos, distribuídos em 225 furos, que resultaram em 24 mil toneladas de massa de rocha, insumo necessário para obras de pavimentação asfáltica, recuperação de erosões, entre outras.

Com capacidade mineral de mais de 14 milhões de toneladas, a pedreira é a única pública no país. Localizada na Estrada Velha para Bela Vista, no km 6, após o Parque Atheneu, o complexo produz mensalmente, em média, 10 mil toneladas de brita, dentre outras matérias. A pedreira pode produzir insumos por mais cerca de 120 anos. A última explosão havia acontecido em 2021.

“A produção da pedreira fornece material necessário para as obras da Prefeitura de Goiânia”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

Segundo o titular da Seinfra, Denes Pereira, a capacidade de produção da pedreira é comparada a de grandes mineradoras.

“Nós temos o privilégio de ter uma das maiores pedreiras do Brasil. Temos insumos para trabalhar por muitos anos e realizar grandes obras em Goiânia, com um custo bem menor, já que a pedreira pertence ao poder público”, lembra.

Responsável técnico da pedreira e gerente da unidade de Pré-Moldados e Usinagem de Concreto da Seinfra, Renato Boaretto comandou a detonação, realizada pontualmente às 16h, conforme autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Exército Brasileiro.

“Toda a operação foi bem sucedida e feita em segurança”, disse Renato, ao detalhar que complexo industrial é dotado de mina (pedreira), planta de beneficiamento e usina de asfalto.

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia