Prefeitura de Goiânia faz detonação em pedreira para produção de insumos estimada em mais de 14 mil toneladas, dia 31 de março
Última atualização em 09 março 2023 às 14h30
Serviço impulsiona produção de insumos para pavimentação asfáltica, manutenção viária, contenção de erosões, barragens de córregos e gabiões, terraplanagem, pré-moldados em geral, dentre outros serviços desenvolvidos pela Secretaria de Infraestrutura. Com capacidade mineral de mais de 14 milhões de toneladas, pedreira é a única pública no país, localizada na Estrada Velha para Bela Vista, no km 6, após Parque Atheneu

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), elabora cronograma para detonação das bancadas de jazidas de micaxisto, na pedreira mantida pelo órgão. A detonação acontecerá no dia 31 de março, às 15h, e contará com a presença do prefeito Rogério Cruz, secretários e demais autoridades convidadas.
Com capacidade mineral de mais de 14 milhões de toneladas, a pedreira é a única pública no país. Localizado na Estrada Velha para Bela Vista, no km 6, após o Parque Atheneu, o complexo produz mensalmente, em média, 10 mil toneladas de brita, dentre outras matérias. A pedreira pode produzir insumos por mais cerca de 120 anos.

O volume estimado para esta detonação é de 14.663,70 toneladas. Serão necessários 209 furos para execução. A última explosão aconteceu em 2021. O prefeito Rogério Cruz ressalta que os insumos produzidos no complexo darão celeridade às obras e beneficiarão toda a cidade. “As obras em toda a cidade mostram que Goiânia está sempre em desenvolvimento. A pedreira nos proporciona fornecimento do material necessário para esse fim”, afirma.
Segundo o secretário da pasta, Denes Pereira, a capacidade de produção da pedreira é comparada a de grandes mineradoras, com a diferença de não depender de terceiros, e ter um custo mais baixo ao erário. “Nós temos o privilégio de ter uma das maiores pedreiras do Brasil. Temos insumos para trabalhar por muitos anos e realizar grandes obras em Goiânia”, observa.

Responsável técnico da pedreira e gerente da unidade de Pré-Moldados e Usinagem de Concreto da Seinfra, Renato Boaretto conta que o trabalho na pedreira tem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Exército Brasileiro. “O complexo industrial é dotado de mina (pedreira), planta de beneficiamento e usina de asfalto”, explica o engenheiro.
Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia