A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fechou parceria com Fundação Banco de Olhos e Hospital de Olhos Vila Nova para a realização de 600 cirurgias de cataratas em uma semana. Os procedimentos terão início na segunda-feira (07/11) e vão até a sexta-feira (11/11).

“Essa ação tem um impacto social enorme, estamos falando de homens e mulheres que voltarão a enxergar normalmente. Muitas pessoas têm seus trabalhos prejudicados por conta da catarata”, aponta Rogério Cruz.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, relata que o convite foi feito a todos os prestadores que realizam esse tipo de procedimento pelo SUS, “desde públicos, filantrópicos até os privados, e esses dois aceitaram o desafio de fazer esta semana de cirurgias”.

Ainda de acordo com o prefeito, essa é apenas uma de várias ações que serão desenvolvidas na área da saúde. “Já combinei com o secretário Durval, vamos trabalhar, sem cessar, para aumentar o acesso dos usuários SUS aos serviços ofertados em nosso município”, comunica.

Ação
Os pacientes que farão a cirurgia já foram regulados, fizeram os exames pré-operatórios e estão sendo contatados pelos prestadores.

“São ligações telefônicas e mensagens realizadas de forma incessante para que o paciente não perca a sua vez, por isso, é de suma importância que todos mantenham seus cadastros no SUS atualizados”, assinala Cruz.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia