Prefeitura de Goiânia expõe artes feitas por idosos do Serviço de Convivência
Última atualização em 03 setembro 2021 às 17h18

A Prefeitura de Goiânia realizou nesta sexta-feira (3/9) a primeira exposição do Projeto 3ª Art. Durante o evento, foram apresentados as artes feitas por idosos do grupo Mais Vida, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Núcleo de Assistência Social (NAS) Santo Afonso. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os projetos vêm retornando aos poucos. Durante a convivência, os idosos aprendem a pintar, costurar, fazer crochê e bordar, além de brincarem e dançarem. Todas as peças confeccionadas, são vendidas e tem renda revertida para fortalecimento do projeto, que atende atualmente quase 100 idosos.
Estiveram presentes na exposição a primeira-dama do município de Goiânia, Thelma Cruz; a primeira-dama do Estado de Goiás, Gracinha Caiado; o secretário da Sedhs, Zé Antônio; a coordenadora dos CRAS e NAS, Kelly Naves e convidados.
Nós sabemos o quanto é importante essas atividades para os jovens da terceira idade, que muitas vezes ficam sozinhos em casa. Estar aqui ajuda eles a superarem suas dores, sofrimentos e ansiedades
Thelma Cruz
Gracinha Caiado parabenizou todos os envolvidos e disse sobre a importância de ajudar o próximo. “Os mandatos passam, mas só uma coisa vale a pena, a consciência, o amor ao próximo e a vontade de poder voltar aqui e falar, valeu a pena poder ajudar, é isso que eu penso todos os dias”, disse Gracinha.
O secretário Zé Antônio parabenizou a equipe que está na frente e aos idosos, quem tem feito a diferença no Serviço de Convivência. “Parabéns pelas artes! Nós temos trabalhado tanto na estrutura física, quanto na valorização dos profissionais e no desenvolvimento de Políticas Públicas de Assistência Social”, disse o secretário.

A coordenadora dos CRAS e NAS, Kelly Naves falou um pouco sobre os trabalhos realizados nas unidades. “Nós queremos levar esse projeto para as demais unidades, pois é muito importante. Quero agradecer ao prefeito que tem nos beneficiado. Nessa unidade inauguramos uma academia, parquinho e contamos com uma horta medicinal para a comunidade”, relatou a coordenadora.
A dona Jasimar, coordenadora do Nas Santo Afonso falou um pouco sobre as vocações dos idosos, que vão para o local e se divertem bastante. “Nós temos dois dias na semana para atender os nossos idosos. Eles socializam os conhecimentos, uma ajudando e aprendendo com a outra”, disse a coordenadora.
A usuária do Serviço de Convivência, Dona Diva, ficou emocionada e falou sobre suas experiências na unidade. “Aqui é um lugar que temos para nos divertir, conversar e esquecer os problemas de casa. Tem oito meses que eu perdi meu esposo para a covid e nem por isso eu me entreguei, graças ao artesanato e a essa unidade”, relatou.
Hiago Miguel, da editoria de Desenvolvimento Humano e Social