A Prefeitura de Goiânia entrega na tarde desta terça-feira (28/9), às 17 horas, um novo trecho de 1,4 km da Avenida Leste-Oeste, entre a Rua 200, no Setor Nova Vila, e a Rua 74, no Setor Norte Ferroviário. Para a obra, orçada em R$ 12.997.904,98, foi realizada a rede de drenagem, terraplanagem, viaduto, pavimentação, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.

Viaduto da Moda

Sobre a Marginal Botafogo, será inaugurado o Viaduto da Moda, batizado com o nome de Regina Pimenta Peixoto Moura, uma homenagem a uma das pioneiras da Região da 44, já falecida e reconhecida por suas obras sociais. A estrutura localizada entre as ruas 200, no Setor Nova Vila, e Avenida Contorno, no Setor Norte Ferroviário, é feita em concreto armado com 61 metros de extensão, 26 metros de largura e três pistas em cada sentido de 3,30m, com guarda corpo e duas faixas de segurança (calçada) de 2 metros de largura.

Do lado do Setor Norte Ferroviário, a via de acesso da Avenida Contorno para a Marginal Botafogo terá 190 metros de extensão com 7 metros de largura e do outro lado da via, da Marginal Botafogo para a Avenida Contorno, serão 160 metros de comprimento por 8 metros de largura. Essas duas alças de acesso terão duas faixas para veículos, além de calçadas que variam de 1,5m a 3m de largura.

“Estamos gratos em entregar essa obra que é mais uma garantia da boa temporada de Natal que começa agora para os comerciantes dessa região e felizes em poder presentear a cidade com esse trecho ligando duas partes do município, que antes eram separadas pela Marginal Botafogo. Garantimos assim um trânsito melhor, com mais fluidez”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Fausto Sarmento.

Com esses trechos liberados, o motorista que sai do viaduto, já na altura da Avenida Contorno, pode seguir em linha direta atravessando a Rua 44 e passando pelas praças do Trabalhador e da Estação, onde cruza com o Corredor de Ônibus BRT Norte-Sul, na Avenida Goiás Norte, até chegar a Rua 74, atrás da Câmara Municipal de Goiânia, onde também foi feita uma intervenção para ligação da Avenida Leste-Oeste.

Nesse espaço, foi necessário fazer a demolição de 2 mil dos 3.100 metros quadrados do estacionamento da sede do Poder Legislativo para dar continuidade às obras da via. Assim, foi possível liberar a passagem de duas pistas de 10 metros de largura cada, um espaço suficiente para três faixas de cada lado, separadas por um canteiro central e passeios laterais de larguras variáveis.

Respeito ao Patrimônio

Vale esclarecer que o projeto da Avenida Leste-Oeste, na área da Praça da Estação, seguiu as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e por isso a pista da via coincidiu com a pista implantada para não interferir com a visibilidade da Estação Ferroviária, que é tombada pelo patrimônio histórico.

Relevância

Como uma medida de apoio ao comércio do segundo maior polo de moda do Brasil, na Região da 44, e também para agilizar o tráfego de veículos no local, entre a interseção da Rua 44 e a Avenida Contorno, foi projetada a adequação da Rua 67A para mantê-la segregada da pista Oeste e assim ter uma função de acesso local aos estabelecimentos comerciais.

Sinalização

A sinalização de todo esse trecho foi orientada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), que realizou a semaforização nesses pontos de cruzamento: Avenida Contorno, Rua 44, Avenida Goiás Norte e Rua 74. Já a empresa responsável fez a sinalização horizontal e vertical do trecho Leste-Oeste, o que inclui a pintura da via e instalação de placas.

Próxima etapa

Com a finalização desse trecho a ser inaugurado em 28 de setembro, as obras serão concentradas no trevo da Avenida Laurício Pedro Rasmussen com a Leste-Oeste e o viaduto sob a BR-153, que já foi liberado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e será uma alternativa segura para desafogar o trânsito da Avenida Anhanguera.

Corredor Leste-Oeste

Quando estiver completamente implantada, a Avenida Leste-Oeste permitirá uma ligação contínua entre os municípios de Trindade-Goiânia-Senador Canedo, numa extensão total de 46,1 quilômetros, sendo 10,2 km relativos à rodovia GO-403, a qual já se encontra duplicada, e 6 km no município de Trindade, totalizando no município de Goiânia 29,9 km.

A Avenida Leste-Oeste é dividida em dois tramos: o primeiro se refere ao Tramo Oeste, que se localiza entre a Praça do Trabalhador, na área central de Goiânia, e o perímetro urbano de Trindade, e o seguinte, referente ao Tramo Leste, entre a Praça do Trabalhador e o perímetro urbano de Senador Canedo.

Atualmente, os trechos entre a Praça do Trabalhador / Conjunto Vera Cruz, no tramo Oeste, estão prontos. Já o Tramo Leste tem 8,1 km de extensão, sendo que já está concluído da Rua 402 até a Avenida Manchester, no Jardim Novo Mundo, com exceção da travessia sob a BR-153.

Local: Terraço do Shopping Mega Moda Park

Data: 28 de setembro