A Prefeitura de Goiânia entrega nesta quinta-feira (30/9) a sede própria da Unidade Saúde da Família (USF) do bairro São Carlos, localizada na Rua SC-27 com a Rua SC-46, Qd.84-A, AMP 11, região Noroeste de Goiânia. A solenidade será realizada às 11 horas, com a presença do prefeito Rogério Cruz e do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

“É mais uma sede própria na área da saúde que a Prefeitura entrega, no dia 3 de setembro foi entregue a UDF Alto do Vale, agora é essa no São Carlos, e daqui há uns dias será a do Riviera. Isso representa melhoria nas condições de trabalho dos profissionais e no atendimento aos moradores”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

A nova sede da USF possui 1.008 m² de área construída e conta com 5 equipes de saúde da família, todas com médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. A grande novidade é que ela será uma unidade escola, vai abrigar o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os residentes representam um grande avanço na assistência prestada à família toda, como explica o secretário de saúde, Durval Pedroso. “O médico da família analisa o paciente de forma integral e em todos as fases de sua vida, desde o nascimento até a velhice. Avaliando sintomas e situações como hábitos, emoções, estrutura familiar, condições de trabalho e moradia, o profissional consegue resolver até 80% a 85% das queixas do paciente, sem a necessidade de passar para outros especialistas, ou seja, ter esses residentes é um enorme ganho para os moradores daquela região”, comemora.

Nova unidade

A nova USF funcionará de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas, e terá capacidade para atender cerca de 20 mil usuários dos 5 bairros da região Noroeste (bairros São Carlos, Vitória, Floresta, Jardim Curitiba e Residencial JK). Para serem atendidos na unidade, os moradores poderão agendar consultas pelo aplicativo Saúde Fácil ou no próprio local e também haverá atendimento por demanda espontânea.

Vários serviços da Atenção Primária serão oferecidos, tais como vacinação; consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; pré-natal; visita domiciliar; acompanhamentos do diabético, do hipertenso, de gestantes, crianças e idosos; realização de exames como o teste do olhinho e eletrocardiograma, além de curativos e do acolhimento de demanda espontânea para os casos de COVID-19, dentre outros serviços.

A unidade conta com 5 consultórios médicos, 5 de enfermagem multidisciplinar e 5 odontológicos, escovódromo, raio-x, farmácia, sala de agentes de saúde, sala de pré-atendimento de urgência, sala de vacina, sanitários acessíveis (PNE) e central de material e esterilização (CME)

Homenagem

A nova USF levará o nome do cantor, compositor e instrumentista goianiense Cristiano Melo Araújo. A homenagem póstuma ao cantor que morreu em um acidente de carro no dia 24 de junho de 2015 está prevista na Lei Municipal Nº 10.009, de janeiro de 2017.

Serviço:

Assunto: Inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos
Data: 30 de setembro de 2021 (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: USF Cristiano Melo Araújo
Endereço: Rua SC-27 com a Rua SC-46, Qd.84-A, AMP 11, Bairro São Carlos, região Noroeste de Goiânia

Sirlene Mendonça, da editoria de Saúde