A Prefeitura de Goiânia concluiu, nesta semana, a entrega de kits de primeiros socorros para todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da rede municipal de educação. Além do repasse dos itens de segurança, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, ao longo do semestre, a capacitação de professores e servidores administrativos para que tenham condições de atuar em situações que demandem conhecimentos de primeiros socorros.

Ao todo, o município investiu R$ 138 mil na aquisição de 370 kits de primeiros socorros para as unidades educacionais e prédios administrativos. Os kits contam com luvas cirúrgicas, máscaras, óculos de proteção, bolsas térmicas, esparadrapos, caixas de curativo adesivo, ataduras de crepe, soro fisiológico, soluções de iodo, cotonetes, antissépticos e outros itens essenciais para ações de primeiros socorros.

A distribuição dos kits atende a legislação nacional (Lei 13.722, de 2018) e a portaria 041, de janeiro 2019, da própria SME. A aquisição dos primeiros foi realizada por meio de processo licitatório, e para a reposição de itens e aquisição de novos kits, o município fará repasses anuais, por meio do Programa Autonomia Financeira das Instituições Educacionais (Pafie), para as unidades de ensino.

Prefeitura de Goiânia entrega kits de primeiros socorros para todos os Cmeis e escolas da rede municipal de esnino: iniciativa objetiva garantir segurança das crianças e estudantes matriculados | Foto: SME

Neste semestre, foram realizados, ainda, três encontros formativos presenciais sobre o tema, além de cursos disponibilizados na plataforma moodle. O objetivo dos treinamentos, que seguem ao longo do ano, é capacitar ao menos 30% dos servidores da rede. As ações, que contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, são realizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), da Gerência de Saúde e Segurança dos Profissionais da SME.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia