Prefeitura de Goiânia entrega certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Última atualização em 02 setembro 2022 às 17h03
Alunas concluíram capacitação em embelezamento das mãos e pés e modelagem para sobrancelhas. Formação é resultado de parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Goiás (Senac Goiás), com objetivo de inclusão social e geração de renda

A Prefeitura de Goiânia entregou, nesta sexta-feira (02/09), certificados para 22 concluintes dos cursos gratuitos profissionalizantes de embelezamento das mãos e dos pés e modelagem e henna para sobrancelhas. A formação é resultado de parceria da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Goiás (Senac Goiás), com objetivo de inclusão social e a geração de renda às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da capacitação profissional.
As aulas foram ministradas por professores do Senac Goiás. Durante a capacitação, as alunas aprenderam procedimentos de higienização, remoção de esmaltes, modelagem de sobrancelhas, cutilagem, hidratação, esmaltação e decoração de unhas. Com a conclusão, elas poderão trabalhar em salões de beleza, clínicas de estéticas ou abrir o próprio negócio.
A aluna Juliana Lucia Campos, de 25 anos, relata a transformação que ocorreu na vida dela após o curso profissionalizante. Viúva e com três filhos para sustentar, conta que, ao ser informada sobre os cursos da SMPM, “viu que era momento de mudança na sua vida”. “Fiz o curso de design de sobrancelhas, e aprendi que posso trabalhar em casa e ter a minha própria renda e autonomia financeira”, diz.
Durante a entrega dos certificados, a secretária da Mulher, Tatiana Lemos, ressaltou a importância dos cursos profissionalizantes. “A capacitação visa resgatar mulheres que enfrentaram algum tipo de violência, com o intuito de auxiliá-las a obter independência financeira e, assim, ingressar no mercado de trabalho”, observa.
Sandna Matias Pinheiro, de 55 anos, aluna do curso de embelezamento das mãos e dos pés, relata que teve um casamento abusivo, no qual sofria violência psicológica por parte do marido, que não a deixava sair de casa. “Agora que estou divorciada chegou a minha vez de conquistar o mercado de trabalho”, conta.
Outra aluna, Zilmara Conceição explica que o curso de modelagem e henna para sobrancelhas foi importante para curar a depressão que estava sofrendo, depois que o filho foi diagnosticado com câncer. “Vou poder comprar os remédios do tratamento do meu filho e conquistar a minha independência financeira”, comenta.
Fotos: SMPM
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia