A Prefeitura de Goiânia entregou, na noite desta terça-feira (13/12), certificados para 12 alunas da primeira turma do curso profissionalizante de Mecânica de Motocicletas para Mulheres. A capacitação é oferecida por intermédio de parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), destinada exclusivamente a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia ocorreu na Escola Senai, localizada na Vila Canaã.

O curso de Mecânica de Motocicletas para Mulheres é realizado pela primeira vez em Goiânia. A capacitação teve duração de quatro meses, e as aulas foram divididas em teoria e prática. A equipe de professores foi composta pelo corpo docente do Senai e mecânicos da Saga Motos. As alunas aprenderam noções básicas de mecânica, manutenção em motores, freios, troca de óleo e reparação de peças em motos, além de orientações sobre como entrar no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Joana Iris Alves, de 27 anos, foi uma das alunas que concluiu o curso e agora planeja mudar de profissão. Ela é mãe de dois filhos e se emociona ao falar que a capacitação “trouxe ânimo para sua vida”. “Estou emocionada. Passei por muitos obstáculos para conquistar o que sempre sonhei. Agora sou mecânica com muito orgulho. Lugar de mulher é onde ela quiser”, frisou.

Veronica Pereira Soares, de 47 anos, também se destacou no curso de Mecânica de Motocicletas, e diz se sentir realizada. “Gostei demais do curso. Sempre sonhei em estudar mecânica e nunca tive oportunidade. Eu agradeço à Secretaria da Mulher, que me ajudou a concretizar esse sonho”, completou.

Durante a entrega dos certificados, a secretária de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, reforçou que a Prefeitura de Goiânia faz parcerias com as melhores instituições de ensino profissionalizantes de Goiás para oferecer capacitação qualificada para o público feminino. “Os cursos visam, também, resgatar as mulheres que enfrentam algum tipo de violência, com o intuito de auxiliá-las a obter independência financeira e, assim, ingressar no mercado de trabalho”, afirmou a secretária, ao parabenizar as formandas.

Cursos profissionalizantes gratuitos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, desenvolve série de ações e serviços voltados ao público feminino residente na capital. O trabalho tem por objetivo ampliar oportunidades, garantir o bem-estar e saúde, além de combater toda forma de violação dos direitos, discriminação e violência contra mulheres.

Uma das iniciativas é a oferta de cursos gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação ajuda milhares delas a buscar independência financeira e, muitas vezes, romper o ciclo de violência em que estão inseridas. Já foram oferecidos mais de 7 mil cursos de capacitação neste ano em parceria com o Senai, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Sobre as capacitações, o prefeito Rogério Cruz destaca a importância de assegurar às mulheres independência financeira para que possam sair do ciclo de violência e cuidar de suas famílias com segurança. “Educação é o melhor caminho para inserção no mercado de trabalho”, ressalta.

Dentre os cursos oferecidos estão: embelezamento das mãos e dos pés, modelagem e henna para sobrancelhas, corte e costura, assentamento de cerâmica, panificação, confeitaria, manutenção de celulares, manutenção de computadores, gastronomia, empreendedorismo e tábua de Frios. Já se formaram mais de 4, 8 mil alunas.

Foto: SMPM

Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) – Prefeitura de Goiânia