A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), assinou, na manhã desta quarta-feira (28/12), aditivo ao contrato de prestação de serviços da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), atualizando o contrato de prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Goiânia, de modo a adequar cláusulas contratuais, cronograma de prazos e revisão de metas.

“O cenário de pandemia da Covid-19 impôs uma nova realidade no setor da construção civil, e nos traz a necessidade de readequação”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira. Ao destacar a relevância da assinatura do documento, o prefeito Rogério Cruz disse que “esse trabalho em conjunto leva resultados esperados pela população goianiense, que merece serviços de excelente qualidade”.

O diretor-presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, apresentou dados sobre a prestação de serviços da empresa em Goiânia. A capital está entre as cinco melhores em relação ao saneamento básico, com índice de atendimento de mais de 1,5 milhão de pessoas – 99,5% com água tratada e 92,7% com esgoto. Os serviços foram universalizados, com mais de 10 anos de antecedência ao prazo fixado pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

“Atualmente, a Saneago está com 10 grandes obras em Goiânia, sendo sete em execução e três concluídas, totalizando investimento de R$ 300 milhões”, informou. “Em Goiânia, são quase 8 mil quilômetros de redes de água e 5 mil de redes de esgoto. Com essa quilometragem de rede, daria para ir e voltar de Goiânia a Bogotá, na Colômbia”, ilustrou o presidente da Saneago.

As metas e obrigações da Saneago neste período de prestação de serviço estão estabelecidas no Plano Municipal de Saneamento Básico de Goiânia e respectivas revisões e alterações futuras, ao longo deste prazo, devem ser avalizadas pelo Conselho de Saneamento de Goiânia.

Os serviços prestados pela Saneago compreendem captação, adução, tratamento da água para abastecimento, distribuição, operação, conservação, expansão e manutenção da infraestrutura do sistema, incluindo as ligações prediais e os instrumentos de medição, bem como a coleta, remoção, tratamento, destinação final de esgotos, expansão e manutenção da infraestrutura do sistema.

“Com a assinatura do aditivo, o contrato é atualizado, tendo em vista a dinâmica da cidade. A Saneago é uma empresa séria, e essa parceria com o governo do Estado é altamente benéfica para o município. Não se faz investimentos sem uma empresa séria como é a Saneago”, pontuou Denes Pereira, titular da Seinfra.

Participaram da assinatura do aditivo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira; o diretor comercial da Saneago, Hugo Cunha Goldfeld e o presidente da Agência de Regulação de Goiânia (AR), Hudson Rodrigues de Novais. Representando o governador Ronaldo Caiado, estava o principal auxiliar do ex-prefeito Iris Rezende Machado, Paulo Ortegal, que elogiou “a celeridade e a competência da Prefeitura de Goiânia na assinatura do documento de tamanha importância para o desenvolvimento da capital”.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia