A Prefeitura de Goiânia, por meio do programa de estágio criado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM-GO), participa do 17° Prêmio IEL de Estágio de Goiás e se consolidou entre os finalistas do concurso, concorrendo na categoria “Órgão Público Inovador”. O prêmio, criado há 16 anos, reconhece as melhores práticas de estágio das empresas, estagiários e instituições de ensino de Goiás.

A ação proposta pela Procuradoria consiste em um programa de capacitação focado nos estudos e desenvolvimento acadêmico dos estagiários, lastreado em um ideal de aprendizagem ativa. A capacitação foi organizada em módulos temáticos, sendo que, em cada um deles, é aplicada uma sequência de atividades. Entre estas atividades, foi desenvolvido um aplicativo de celular, chamado “Saber em Jogo”, em que são propostos estimulantes desafios.

Por meio do aplicativo é possível resolver questões de provas (OAB e Concursos) de forma lúdica, onde o próprio programa recompensa os estudantes com a sua moeda de conhecimento (Sapiens), além de proporcionar um intercâmbio entre os estagiários, uma vez que é possível comentar as questões e ter acesso aos comentários dos demais estudantes.

Segundo a coordenadora do programa, a procuradora Hilda Goseling, uma das características mais marcantes desta ação inovadora é a originalidade. “Ela pode ser destacada, principalmente, por meio das práticas de substituição da aprendizagem passiva pela aprendizagem ativa, da introdução da gamificação como ferramenta de capacitação e criação de um aplicativo que potencializa a ação de gamificação dentro da capacitação e permite uma grande escalabilidade, servindo a outros projetos de estágio”, conta.

Nesta etapa final, a Comissão Avaliadora julgará e reconhecerá o órgão público que desenvolveu e implementou o projeto de estágio mais inovador. O resultado e premiação do concurso será divulgado no dia 10 de novembro.

A procuradora-geral do município, Tatiana Accioly, ressalta que “esse reconhecimento destaca o compromisso da Procuradoria-Geral em capacitar seus estagiários de forma didática e confirma a qualidade do programa”.

Disputa do bem

Por ser uma das três finalistas na categoria disputada, a Prefeitura de Goiânia ingressou automaticamente ao Prêmio IEL Social, que tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e farinha) que serão destinados a uma instituição filantrópica escolhida pelo finalista que arrecadar o maior número de alimentos. Além disso, o vencedor também será premiado com troféu e certificado.

Assim, além de estar entre os três primeiros lugares no concurso, poderá contribuir efetivamente na área social, fazendo doações para entidade. Os alimentos podem ser doados até dia 1º de novembro, na Procuradoria-Geral do Município, localizada no Paço Municipal, no 1º andar do Bloco F.

Amanda Marinacci, da Procuradoria-Geral

#premiação #destaque #estagiários #programadeestágio #estudantesgoiânia

#procuradoria-geral

prefeitura de goiânia