A Prefeitura de Goiânia disponibilizará 106 pontos de vacinação antirrábica, nos Distritos Sanitários Centro/Campinas e Norte, neste sábado (10/09). A Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 teve início no dia 03 de setembro, e vai até 24 de setembro. Serão quatro sábados consecutivos com vacinação, sempre das 08h às 17h.

No primeiro sábado (03/09), foram vacinados 21.623 animais, sendo 18.698 cães e 2.925 gatos. “Dividimos a estratégia de vacinação nos sete Distritos Sanitários, sendo dois por sábado. Com isso, vamos cobrir toda a cidade”, afirma o diretor de Vigilância em Zoonoses, Murilo Reis.

Durante a semana, a vacina está disponível na sede dos sete Distritos, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, e no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Goiânia tem, hoje, dentre cães e gatos, uma população estimada em 210 mil animais. “Nossa meta é vacinar 80% desses animais. Até o momento, a procura é considerada boa, mas precisamos que todos levem seus pets aos postos, pois essa é uma doença muito grave, que pode levar à morte dos animais e das pessoas que, porventura, sejam infectadas”, alerta o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

O titular da SMS lembra que, em julho deste ano, o Distrito Federal registrou o primeiro caso de raiva humana, depois de 44 anos. Em Goiânia, o último caso de raiva canina foi em 2000, e de raiva humana, em 1999. Neste ano, ocorreram dois casos de raiva em gatos, causados pela variante da doença em morcego. Um caso foi registrado na Chácara Recreio Samambaia, Região Norte, e o outro, no Setor Novo Planalto, Região Noroeste. No Novo Planalto, também foi registrado um caso de raiva em morcego.

Formas de contato da raiva
A raiva pode ser transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados, como de animais silvestres. Morcegos, cavalos e vacas também podem ser fontes de transmissão.

Tanto em animais, quanto em humanos, a doença é caracterizada por sintomas neurológicos, com multiplicação do vírus no local da lesão e, posteriormente, migrando para o sistema nervoso e outros órgãos, principalmente para as glândulas salivares.

No caso de uma possível infecção, a pessoa deve lavar o local com bastante água e sabão, para, em seguida, procurar uma unidade de saúde para o primeiro atendimento.

Cronograma de vacinação antirrábica
-Dia 10/09 – Distrito Campinas/Centro e Distrito Norte (106 pontos de vacinação)
-Dia 17/09 – Distrito Noroeste e Distrito Oeste (124 pontos de vacinação)
-Dia 24/09 – Distrito Sudoeste (75 pontos de vacinação)

Índice de vacinação nas últimas campanhas
-2019: Não houve campanha de vacinação antirrábica por falta de fornecimento de vacina por parte do Ministério da Saúde.
-2020: 58.435, 36,59% (campanha prejudicada pela pandemia, nem mesmo foi estipulada uma meta).
-2021: 126.031 animais vacinados, sendo 109.644 cães e 16.387 gatos (73,21% da meta foi alcançada).

Acesse o link e confira os locais e datas dos sábados de vacinação antirrábica em Goiânia: shttps://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-antirrabica-2020/

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia