A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), determinou o plantio de 26 mil mudas de árvores em Área de Preservação Permanente na capital, conforme Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado com a empresa que administra as obras do Bus Rapid Transit (BRT).

O plantio será feito antes do andamento das obras, que seguem no módulo entre a Praça Cívica e a Avenida Independência. “Além deste, a empresa fará o plantio de mudas em cada um dos três trechos, após as conclusões de cada etapa”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

O Residencial Senador Albino Boaventura será a primeira Área de Preservação Permanente (APP) contemplada com os 2.275 mil novos plantios, que serão feitos nesta quinta-feira (06/10). No local, a Amma autuou e desapropriou, em julho, invasores que realizavam plantio e comercializavam mandiocas.

O Parque das Flores receberá outras 2.725 mudas. “O intuito é reduzir o impacto ambiental com as retiradas das árvores, e garantir a compensação no trecho do BRT e em áreas desmatadas da capital”, explica o superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma Goiânia, Ormando Pires.

Na Avenida Goiás, o novo plantio será feito na medida em que as obras de cada um dos três trechos entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, no Centro, forem concluídos. “Terminando o plantio, a empresa está autorizada a dar início às obras, para garantir a manutenção do meio ambiente na região”, ressalta o presidente da Amma.

A região central receberá, ainda, 1.350 mudas de árvores que serão plantadas na Avenida Goiás e em locais de influência da obra, como vias adjacentes. “O objetivo da Amma é garantir que a arborização da cidade seja o menos possível impactada, assegurando o plantio e manutenção. Elas são essenciais para infiltração de água, por meio das raízes, para a diminuição da temperatura das vias com suas sombras e são o habitat, além de ofertarem alimentos para animais”, explica Luan Alves.

A Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi contratada pela empresa que administra as obras, e será a executora das retiradas e dos novos plantios.

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia