Com objetivo de alertar sobre cuidados necessários para garantir segurança nas estradas neste final de ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), enumera dicas importantes para os condutores e passageiros de veículos. 

“Todo final de ano temos grande fluxo de veículos, pessoas apressadas para chegar aos seus destinos, e período chuvoso. Tais fatores contribuem para aumento do número de acidentes”, observa o gerente de Educação para o Trânsito, Horácio Ferreira. 

Ele ressalta que a segurança na estrada começa pela observação da qualidade das vias do trajeto e revisão de itens essenciais do veículo.  “Para fazer uma boa viagem com segurança é necessário fazer um planejamento antes de tudo. Definir horário de saída, pesquisar sobre a qualidade das vias do trajeto, verificar os equipamentos obrigatórios do veículo e qualidade dos pneus”, diz.

Outro fator apontado por Horácio é a mistura de álcool e direção, além das ultrapassagens proibidas. De acordo com dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO), referentes à semana do Natal, o número de pessoas alcoolizadas ao volante teve redução de 84 para 54, em comparação com 2021, assim como ultrapassagens proibidas, de 151 para 115, e autuações de 929 para 875, respectivamente. “Apesar dessa redução apontada pela PRF-GO, não é o momento de descuidar”, alerta.

Confira dicas para fazer uma viagem com segurança:

1- Faça revisão: itens de segurança do veículo devem estar em perfeito estado: pneus, freios, faróis, setas, limpador de para-brisa, dentre outros.

2- Use o cinto de segurança.

3- Crianças devem usar cadeirinhas de acordo com a idade e peso.

4- Respeite a sinalização da via. Ela existe para garantir sua segurança.

5- Não faça ultrapassagens proibidas. Quando permitidas, observe o trânsito e os devidos cuidados para fazê-las sem riscos.

6- Quando usar o ar condicionado, abra as janelas a cada uma ou duas horas para circular o ar dentro da cabine. Essa ação contribui para manter o motorista em alerta.

7. Mantenha distância dos veículos, tanto em momentos de trânsito fluido, quanto nos congestionamentos.

8. Nunca ultrapasse em local proibido, mesmo em um trânsito de muita lentidão. As estradas são sinalizadas justamente para garantir uma boa visibilidade no momento da ultrapassagem.

9. Se o passeio for longo, vale combinar com outro passageiro para revezar na direção. Para os demais passageiros, o dever é não distrair o motorista.

prefeitura de goiânia

Trânsito