A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), destacou 300 trabalhadores, nesta terça-feira (21/06), para realizar serviço de remoção de entulho em 60 bairros da capital. Por mês, são retiradas, em média, 45 mil toneladas de entulhos nas ruas da cidade.

Os colaboradores trabalham manualmente com a ajuda de maquinários como caminhões, caçamba truck, caçamba toco, carrocerias, carretinhas e vans. As equipes se dividem em ruas, avenidas, praças e demais logradouros públicos.

No Parque Amazônia, equipes estão na Praça Ubim. O serviço também é feito na Rua 115, no Setor Sul, na Rua 5, na Vila Redenção, e na Avenida Bandeirantes, no Jardim Petrópolis. Outros bairros atendidos nesta terça-feira são: João Braz, Sudoeste, Buena Vista, Centro-Oeste, Parque Atheneu, Ville Del France e Jardim Colorado.

Os serviços da Comurg podem ser solicitados pelo aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 ou teleatendimento (62) 3524-8555.

Descarte irregular
A Prefeitura de Goiânia intensifica ações de orientação, fiscalização e vistoria quanto ao descarte irregular de lixo nas calçadas e logradouros públicos, nesta terça-feira (21/06). Ao todo, 35 colaboradores da Comurg visitam sete bairros da capital.

A ação se divide entre os setores Universitário, Balneário Meia Ponte, Vila Irany, Sudoeste, Parque Anhanguera, Jardim América e Vila Boa. Os agentes da Comurg orientam sobre as boas maneiras de acondicionamento de resíduos nas calçadas, educação ambiental, dias e horários das coletas orgânicas e seletivas, funcionamento dos ecopontos, bem como os danos causados às vias públicas e ao meio ambiente, e suas penalidades.

Durante visitas, se houver entulhos e demais resíduos nas calçadas, os agentes da Comurg aplicam notificação administrativa. Todo trabalho é baseado no Código de Posturas do Munícipio, e o morador tem até 72 horas para executar a limpeza. Caso não a faça, o aviso é encaminhado à Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).

De acordo com dados da Companhia, 60% dos resíduos abandonados em vias públicas têm relação com a construção civil. Os demais casos se referem a mato alto, terra e lixo mal acondicionado. A lista das irregularidades ainda aponta descarte de eletrônicos, móveis, pneus, óleo de cozinha e medicamentos vencidos pelas vias da cidade. Por mês, são aplicadas, em média, 3 mil notificações pela Comurg.

O presidente da Companhia, Alisson Borges, afirma que a intenção da fiscalização não é gerar multas e penalidades, e sim despertar o cidadão para a responsabilidade consciente da limpeza das calçadas. “Manter a cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever de todos os cidadãos. Enquanto é dever da Prefeitura fazer a varrição e a limpeza da sarjeta, o munícipe cuida da calçada. Assim garantimos uma cidade mais asseada”, pontua.

Alisson Borges ainda destaca os canais de comunicação para atender as demandas dos moradores, como o Cata-Treco, que pode ser acionado pelos telefones (62) 3524-8555 e (62) 98596-8555 (WhatsApp), e as unidades dos ecopontos. A população também pode acionar os serviços da Comurg pelo aplicativo Prefeitura 24h.

Localização dos ecopontos
-Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II

-Ecoponto Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville

-Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José

-Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia