Prefeitura de Goiânia desenvolve ações preventivas de limpeza em todas as regiões da capital, com foco em áreas de risco e pontos de alagamento
Última atualização em 01 fevereiro 2023 às 17h28
Planejamento da Comurg envolve equipes de varrição, remoção de entulhos, roçagem do mato alto, poda de árvores e também limpeza de mananciais. Medida contempla todas as regiões da cidade, com prioridade nas áreas de risco e pontos de alagamentos mapeados pela Defesa Civil. Operações visam minimizar transtornos. “O êxito só é possível com a conscientização da população para não realizar descarte irregular nas vias públicas”, aponta Alisson Borges

Com o objetivo de reduzir os impactos das chuvas nas vias públicas, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), atua com ações preventivas de limpeza em todas as regiões da cidade.
O trabalho envolve equipes de varrição, remoção de entulhos, roçagem do mato alto, poda de árvores e também limpeza de mananciais. Segundo o presidente da Companhia, Alisson Borges, para melhorar o escoamento das águas das chuvas, minimizar os alagamentos e inundações nos bueiros, os agentes da Comurg trabalham na retirada de folhas secas e lixo das sarjetas, enquanto outros fazem a remoção de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, móveis e outros itens deixados em calçadas, lotes baldios e áreas públicas.

O trabalho preventivo também abrange os córregos com trechos em vias mais adensadas e com indícios de alagamentos, como o Córrego Cascavel, nas proximidades das Avenidas C-107 e T-09, no Jardim América, e no Córrego Anicuns, na Vila São José. Também há frentes rotineiras nos córregos Botafogo, Capim Puba, Macambira, Taquaral, Pedreira, e outros.
Ao todo, Goiânia possui 85 cursos d’água que passam por ações de manutenção e limpeza periodicamente. O entulho recolhido é, na maioria das vezes, composto por objetos descartados de forma irregular pela população, como móveis, madeira, plásticos e pneus. Por dia, a Comurg retira, em média, 500 quilos de resíduos descartados clandestinamente nos mananciais.
O planejamento do órgão também inclui podas preventivas e retiradas de galhos secos das árvores em canteiros e praças públicas. Diariamente, o órgão chega a atender mais de dez setores, alcançando cerca de 180 solicitações de galhos, e outras 170 de árvores caídas, mensalmente. “As podas fazem parte do trabalho diário de urbanização, e consistem em remover galhos e troncos secos, cortes preventivos, limpeza, levantamento de copa e desobstrução de fiação aérea”, completa Alisson.
“A Prefeitura atua com diferentes pastas, em todo município, com destaque para as áreas de risco e pontos de alagamentos mapeados pela Defesa Civil. É importante a conscientização da população para não fazer o descarte irregular em vias públicas”, aponta Alisson Borges.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia