A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), atua na recuperação de um ipê-roxo de aproximadamente 40 anos, no Setor Sul, vítima de anelamento. Para isso, a Amma utiliza a calda bordalesa, que funciona como cicatrizante.

Nesse tipo de crime ambiental, é realizada a retirada da casca do tronco, formando anel, o que impede a circulação de nutrientes tanto da raiz para a copa, como da copa para raiz, fato que acaba ocasionando a morte da árvore.

Segundo a Amma, o processo de anelamento não foi profundo, e não chegou ao cerne do ipê-roxo. “O ipê-roxo pode se recuperar com a aplicação do produto, que atua na prevenção contra fungos e bactérias na parte ferida da árvore”, explica a bióloga Wanessa de Castro.

Um dos moradores improvisou um cicatrizante caseiro, mas, além deste, a bióloga também usou a calda bordalesa. A Amma vai voltar ao local mais vezes para novas aplicações, e observar o desenvolvimento da árvore.

Como não houve flagrante do crime ambiental, e os moradores não sabem quem é o autor, a Amma fez um parecer técnico e encaminhou à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente.

Recentemente, dois homens foram autuados pelos auditores da Amma: o homem contratado pelo serviço e o dono do imóvel que o contratou para anelar uma mangueira, na esquina das ruas 14 e 18, no Setor Oeste. Ao sair da aplicação da calda bordalesa no ipê-roxo do Setor Sul, a equipe da Amma foi até a mangueira do Setor Oeste realizar o mesmo serviço, e voltará para repetir o processo.

“É a primeira vez que esse trabalho é feito, e a nossa meta é realizá-lo em todos os casos denunciados, além de expandir esse conhecimento com a capacitação dos servidores que realizam as podas de árvores nos parques”, conta o presidente da Amma, Luan Alves.

A Amma prepara licitação para compra em grande escala da calda bordalesa, e promove qualificação de equipes da Enel e Comurg, que também realizam o serviço de podas de árvores na capital, e ainda não adotaram o uso do produto como cicatrizante.

Para solicitar a poda ou extirpação de árvores, é necessário que o cidadão procure a Amma pessoalmente, ou realize o pedido em um posto Atende Fácil, com documentos pessoais, comprovante de endereço e, se possível, fotos da árvore. Após o pagamento da taxa, os técnicos da Amma realizam parecer autorizando ou não a poda ou extirpação, que é realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia