Prefeitura de Goiânia cuida de árvores vítimas de crimes ambientais
Última atualização em 24 junho 2022 às 15h42
Amma aplica produto para recuperar saúde de árvores que são sacrificadas, de forma criminosa, na capital. Fungicida funciona como cicatrizante em espécies vítimas de anelamento e, em situações de poda, evita proliferação de fungos e bactérias, e encurtamento do ciclo de vida em razão de doença fitossanitária

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), atua na recuperação de um ipê-roxo de aproximadamente 40 anos, no Setor Sul, vítima de anelamento. Para isso, a Amma utiliza a calda bordalesa, que funciona como cicatrizante.
Nesse tipo de crime ambiental, é realizada a retirada da casca do tronco, formando anel, o que impede a circulação de nutrientes tanto da raiz para a copa, como da copa para raiz, fato que acaba ocasionando a morte da árvore.
Segundo a Amma, o processo de anelamento não foi profundo, e não chegou ao cerne do ipê-roxo. “O ipê-roxo pode se recuperar com a aplicação do produto, que atua na prevenção contra fungos e bactérias na parte ferida da árvore”, explica a bióloga Wanessa de Castro.
Um dos moradores improvisou um cicatrizante caseiro, mas, além deste, a bióloga também usou a calda bordalesa. A Amma vai voltar ao local mais vezes para novas aplicações, e observar o desenvolvimento da árvore.
Como não houve flagrante do crime ambiental, e os moradores não sabem quem é o autor, a Amma fez um parecer técnico e encaminhou à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente.
Recentemente, dois homens foram autuados pelos auditores da Amma: o homem contratado pelo serviço e o dono do imóvel que o contratou para anelar uma mangueira, na esquina das ruas 14 e 18, no Setor Oeste. Ao sair da aplicação da calda bordalesa no ipê-roxo do Setor Sul, a equipe da Amma foi até a mangueira do Setor Oeste realizar o mesmo serviço, e voltará para repetir o processo.
“É a primeira vez que esse trabalho é feito, e a nossa meta é realizá-lo em todos os casos denunciados, além de expandir esse conhecimento com a capacitação dos servidores que realizam as podas de árvores nos parques”, conta o presidente da Amma, Luan Alves.
A Amma prepara licitação para compra em grande escala da calda bordalesa, e promove qualificação de equipes da Enel e Comurg, que também realizam o serviço de podas de árvores na capital, e ainda não adotaram o uso do produto como cicatrizante.
Para solicitar a poda ou extirpação de árvores, é necessário que o cidadão procure a Amma pessoalmente, ou realize o pedido em um posto Atende Fácil, com documentos pessoais, comprovante de endereço e, se possível, fotos da árvore. Após o pagamento da taxa, os técnicos da Amma realizam parecer autorizando ou não a poda ou extirpação, que é realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia