Uma semana depois de inaugurar o primeiro Laboratório Maker de robótica, a Prefeitura de Goiânia já conquistou novos investimentos para ampliar o projeto para outras unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME). Por meio de uma parceria com o deputado estadual Delegado Eduardo Prado, o município recebeu uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões para investir no projeto, que faz parte do Smart Educação, iniciativa que visa modernizar o ensino na capital. 

O evento que marcou a entrega da emenda foi realizado nesta quarta-feira (3/11), no Salão Nobre do Paço Municipal, e contou com a presença do prefeito Rogério Cruz, do secretário de Educação de Goiânia, professor Wellington Bessa, e da secretária municipal de Relações Institucionais, Valéria Pettersen. 

Na oportunidade, o prefeito Rogério Cruz agradeceu a parceria e o apoio do Delegado Eduardo Prado e lembrou da importância de se investir em uma educação cada vez mais conectada. “Estamos trabalhando para que Goiânia seja, cada vez mais, uma cidade inteligente. Para isso, investimos em sistemas e mecanismos para simplificar a vida da população. E esse novo modelo de gestão vai modernizar a Educação”, disse. 

Titular da SME, Wellington Bessa comemorou o empenho do recurso e destacou a implantação do ensino da robótica em mais de 170 escolas municipais de Goiânia. “A robótica educacional tem a missão de colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. As aulas que exploram esse tema são interativas e estimulam a criatividade e o raciocínio lógico dos pequenos. E é exatamente isso que queremos com a ampliação desse projeto”, afirmou. 

Laboratório Maker

O primeiro Laboratório Maker da rede municipal de Educação foi entregue no último dia 28. A Escola Municipal Alice Coutinho, pioneira no uso da tecnologia para o ensino, foi a primeira unidade a receber o projeto. O espaço integra o programa Smart Educação e foi idealizado por meio de uma parceria com o Sesi Planalto.

Thiago Araújo, da editoria de Educação 
Fotos: Fernando Leite