Prefeitura de Goiânia conclui plantio de 2 mil mudas de árvores ao longo de trecho do BRT Norte-Sul, nesta sexta-feira (02/09)
Última atualização em 02 setembro 2022 às 16h48
Mudas foram produzidas nos viveiros da Comurg. Espécies indicadas pelo Departamento de Engenharia do BRT embelezam as vias e proporcionam conforto térmico, sem comprometer trafegabilidade. Nova frente de plantio será lançada para compensar o corte de palmeiras e flamboyants da Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, ocorrido em 2015, no início das obras do BRT

A Prefeitura de Goiânia finaliza, nesta sexta-feira (02/09), o plantio de duas mil mudas de árvores ao longo do Trecho II do BRT Norte-Sul, com 16 quilômetros de extensão. Ação teve início no dia 24 de agosto, e mobiliza, diariamente, 14 colaboradores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
As equipes são divididas em duas frentes de trabalho simultâneas: a de perfuração dos buracos e a de plantio. Os chamados “berços” são abertos manualmente e com auxílio de cavadeira articulada e alavanca.
Todas as mudas foram produzidas nos viveiros da Comurg. Dentre as espécies de grande porte, constam a Palmeira-imperial, Palmeira Jerivá, Flamboyant, Pau-formiga, Ipês de cores diversas, Ipê Caraíba e Nó-de-porco. Já entre as espécies de pequeno porte estão Cedrinho, Murta, Jasmim Café, Urucum e Extremosa.
“Essas espécies foram indicadas pelo Departamento de Engenharia do BRT. São árvores apropriadas para centros urbanos, que embelezam a paisagem e proporcionam conforto térmico sem comprometer a trafegabilidade das vias”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges.
O plantio ao longo do corredor exclusivo de ônibus teve início no Setor Pedro Ludovico e se estende até o Residencial Recanto do Bosque. O trecho em que a ilha central é mais larga, no Setor Urias Magalhães, foi o único a receber mudas de Flamboyant, a espécie mais robusta. Já as espécies de pequeno porte, que atingem altura máxima de quatro metros, foram plantadas nas laterais do corredor. As mudas são irrigadas duas vezes ao dia, com apoio de caminhão-pipa.
Uma nova frente de plantio será lançada para compensar o corte de palmeiras e flamboyants da Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, ocorrido em 2015, no início das obras do BRT. As árvores serão plantadas em parques de diferentes regiões da capital.
Fotos: Fernando Leite/Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia