A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), concluiu a formação de 60 mulheres em cursos gratuitos de capacitação. As formações se encerraram na última sexta-feira (20/05), em parceria com o Senac e Senai.

No curso de Embelezamento de Mãos e Pés, 30 mulheres receberam certificação, mesma quantidade de concluintes na formação em Panificação, Confeitaria e Chocolateria. As novas profissionais saem das formações aptas a atuar em diferentes frentes no mercado de trabalho, para garantir o sustento de suas famílias.

O prefeito Rogério Cruz ressalta que capacitações “são fundamentais para assegurar às mulheres independência financeira que lhes permitirá sair do ciclo de violência, e cuidar de suas famílias com segurança”. Ele também destaca o programa Renda Família +Mulher, “que assegura às beneficiárias colocar comida na mesa”.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, reforça a relação entre capacitação e garantia de autonomia financeira no resgate de mulheres que, possivelmente, vivem em situação de violência. “Por isso, o cronograma de cursos nos permite a oferta de novas capacitações a cada semana, até o final do ano”, ressalta.

Desde o início da gestão, quase 3 mil mulheres já foram graduadas em diversos cursos, dentre eles, Assentamento de Cerâmica, Costura Industrial, Manutenção de Celulares, Manutenção de Computadores, Moda e Costura, Panificação e Confeitaria, gastronomia, empreendedorismo, cooperativismo, modelagem industrial para jeans, e corte de tecidos para confecção de roupas. Foram disponibilizadas, ainda, centenas de vagas para a Educação de Jovens e Adultos à distância.

As vagas disponíveis podem ser acompanhadas no ícone Rede Mulher, no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br), ou no Aplicativo Prefeitura 24 horas. Para mais informações, as interessadas podem contatar a secretaria pelo direct do Instagram @secretaria_mulher.

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Prefeitura de Goiânia