Prefeitura de Goiânia concede “Selo Sustentável” para empresas que promovem ações socioambientais
Última atualização em 12 agosto 2022 às 15h27
Selos são distribuídos na medida em que organizações executam projetos voltados para meio ambiente e acumulam pontos. Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental tem por objetivo estimular projetos de conservação, recuperação e promoção da qualidade do ambiente. Adesão à iniciativa é voluntária. Cadastro de empreendimentos certificados é publicada todo ano no Diário Oficial

Com objetivo de estimular o engajamento ambiental no setor privado, a Prefeitura de Goiânia desenvolveu o Programa de Certificação em Sustentabilidade. Gerida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a iniciativa concede o Selo Sustentável a empreendimentos que promovam ações socioambientais voltadas para conservação, recuperação e promoção da qualidade ambiental.
O programa divide os projetos em sete áreas temáticas: Água, Emissão de Gases do Efeito Estufa, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Energia Limpa, Biodiversidade e Socioambiental. Para que a empresa receba a certificação, é preciso atingir a pontuação de dez a 40 pontos, conforme critérios estabelecidos por instrução normativa.
Cada tipo de projeto recebe uma nota, e o acúmulo delas gera a somatória de pontos que resultam nos selos. Com dez pontos, por exemplo, a empresa recebe o Selo de Boas Práticas. Já o Selo Bronze é concedido a organizações que somem 20 pontos. Por fim, os Selos Prata e Ouro são certificados a organizações que atinjam 30 e 40 pontos, respectivamente.
A adesão ao programa é voluntária e a certificação é concedida a empreendimentos passíveis ou não do licenciamento ambiental, desde que regularizados junto ao município. Os empreendimentos que tiverem seus projetos aprovados receberão o Selo de Sustentabilidade Ambiental com direito a figurar no Cadastro dos Empreendimentos com Certificação em Sustentabilidade Ambiental. A lista é publicada anualmente pela Amma no Diário Oficial do Município.

Ações certificadas
O Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental estimula a implantação de projetos de conservação, recuperação e promoção da qualidade do ambiente. As empresas que aderem são beneficiadas por ter a qualidade de seus produtos e serviços vinculadas à sustentabilidade, o que inclui a eficiência dos processos produtivos.
A certificação facilita o acesso a novos mercados, principalmente os que possuem alta exigência ambiental. Também abre portas para que as empresas participem de projetos nacionais e internacionais de sustentabilidade. Porém, o ponto mais importante se relaciona às medidas tomadas para combater o aquecimento global, motivo pelo qual as certificações ambientais têm adquirido importância substancial em todo o mundo.

Em Goiânia, o Selo Sustentável certifica mais de 20 projetos, entre eles, o Flamboyant Shopping Center, que realizou recomposição florística do Parque Sabiá e compostagem dos resíduos produzidos na área de alimentação. A empresa também adota energia solar para o heliponto, criou uma hora do terraço e desenvolveu um programa de Educação Ambiental para os colaboradores.
A Construtora Brasal também foi certificada e uma de suas ações foi a adoção da Praça dos Ipês, no Setor Bueno, para a instalação de lixeiras. A empresa também implantou programa de educação ambiental, realiza reaproveitamento da água da chuva e gerencia os resíduos sólidos com coleta seletiva. Além disso, construiu um ponto para receber os resíduos recicláveis destinados a cooperativas. Outro diferencial é o apoio à Organização Não-Governamental que resgata animais de rua.
A Construtora Pontual, por sua vez, adotou o sistema biológico de tratamento de efluente do condomínio. Na organização, a água da chuva é reaproveitada, ação aliada ao uso de energia solar e coleta seletiva do condomínio.

O presidente da Amma, Luan Alves, afirma que o engajamento ambiental deve envolver a comunidade como um todo, uma vez que os problemas ambientais têm impacto na economia, saúde e desenvolvimento social. “As empresas que aderem ao programa assumem uma postura de empreendimento sustentável, o que resulta em benefícios para toda a cidade”, salienta.
Ainda segundo Luan, “não se pode falar em desenvolvimento sem que as ações sejam guiadas pelo tripé da sustentabilidade: práticas ambientais, sociais e econômicas”. O presidente da agência lembra que outros projetos desenvolvidos pela prefeitura partem do Selo Sustentável, como Programa Amigo Verde, o Projeto Recuperando Pessoas e Parques, o Projeto Adote uma Praça e outros em regulamentação, a exemplo do Programa Goiânia Solar, Projeto Eco Goiânia e o Programa de Cotas Socioambientais.
Mais informações para adesão são obtidas na Gerência de Formulação de Políticas e Pesquisa Ambiental da Amma pelo telefone 3524-1411 ou e-mail: gerfpp@gmail.com. O acesso também está disponível no site da Prefeitura de Goiânia: https://www.goiania.go.gov.br/sing_servicos/selo-de-sustentabilidade-de-goiania/
Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia