A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), disponibiliza, de forma gratuita, serviço de recolhimento de animais mortos em vias públicas da capital. Em média, são 70 animais recolhidos mensalmente, em trabalho executado diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados.

Objetivo é evitar que o animal seja deixado em terrenos baldios, bocas de lobos ou nas ruas, avenidas e córregos. Para execução da atividade, 15 servidores da Comur, equipados com máscaras, luvas e sacos plásticos apropriados para o armazenamento dos animais, são destacados para o trabalho.

No primeiro bimestre deste ano, a companhia recolheu 124 animais mortos. A média anual de recolhimento em 2021 foi de 873, 73 retiradas mensais e duas diárias. A maioria engloba animais de pequeno porte, como cães e gatos.

A remoção é realizada, em média, até três horas após o acionamento das equipes da Comurg. Todos os animais de pequeno, médio ou grande porte são direcionados ao aterro sanitário.

Coleta em residências
A coleta de animal morto em residência ou espaço particular também é realizada pela companhia mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 37,40. Caso o animal pese mais de dez quilos, são cobrados R$3,74 por quilo excedente.

O serviço é solicitado pelo telefone (62) 3524-3410, que também funciona como WhatsApp, ou pelo e-mail guiasaterro.comurg@gmail.com. Caso o dono opte por levar o animal diretamente ao aterro, não é gerado o boleto de pagamento.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, ressalta que deixar o animal morto em local público, além de ser passível de infrações, gera transtornos à população, como mau cheiro, acidentes, surgimento de larvas e bichos peçonhentos. Segundo ele, o trabalho exige urgência. “A segurança da população está em primeiro lugar”, destaca.

Os serviços da Comurg podem ser solicitados gratuitamente pelos aplicativos Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555, ou pelo teleatendimento (62) 3524-8555. Já o serviço de coleta animal domiciliar pode ser requisitado pelo telefone (62) 3524-3410 ou pelo e-mail guiasaterro.comurg@gmail.com.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia