Um dos maiores desafios da retomada das aulas em formato híbrido na Rede Municipal de Ensino será a recuperação das aprendizagens. Pensando nisso, a Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta semana, a aplicação da Avaliação Diagnóstica para os estudantes matriculados nas instituições municipais. O objetivo dessa avaliação é identificar os impactos da pandemia na Educação e aferir os níveis de aprendizagem no período em que o atendimento foi realizado de maneira remota.

Neste primeiro momento, os exames são aplicados para os estudantes do 5º e 9° anos. As provas trazem questões de Língua Portuguesa e Matemática e são compostas por 20 itens de múltipla escolha. O material foi elaborado pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd). Em seguida, as avaliações serão aplicadas para os estudantes das turmas de Alfabetização.

De acordo com o secretário de Educação de Goiânia, professor Wellington Bessa, a Avaliação Diagnóstica vai nortear a tomada de decisões e contribuir com o planejamento pedagógico da Rede Municipal de Ensino. “Com esse mapeamento, vamos adotar estratégias que atendam os estudantes em suas particularidades. Todo esse esforço tem o objetivo de garantir a recuperação das aprendizagens ”, afirma.

Superintendente pedagógico da SME, Marcelo Ferreira acrescenta que com os resultados a SME terá subsídios para propor ações e intervenções pedagógicas junto às instituições de ensino. “As informações obtidas serão utilizadas para elaborar, reformular e monitorar as políticas educacionais com o objetivo de elevar a qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação de Goiânia”, conclui.

A Avaliação Diagnóstica 2021 está sendo aplicada seguindo o Protocolo de Retorno de Atendimento Presencial aos educandos da Rede Municipal de Educação de Goiânia e o Plano Pedagógico de Retorno ao Atendimento Educacional Presencial.

Thiago Araújo, da editoria de Educação