A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia, a partir desta segunda-feira (07/03), número de salas disponíveis à vacinação contra Covid-19. São 72 salas. Com isso, crianças com idade acima de 05 anos, que antes eram imunizadas em locais específicos, poderão ser vacinadas nos mesmos que adolescentes e adultos.

“Antes contávamos com 64 salas, e as crianças acima de 05 anos demandavam locais específicos para elas. Agora, temos 72 salas que atendem crianças, adolescentes e adultos”, explica o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

O  horário de funcionamento de todas as unidades de saúde para vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento. Aos sábados, as estratégias serão diferentes, com divulgação prévia pela SMS.

“Desde o início da Campanha de Vacinação contra Covid-19, definimos estratégias para que a população não tivesse dificuldade em se vacinar,  como a maratona da vacinação em 24 horas, o drive-thru, Dia D e as unidades móveis, que percorrem por todas as regiões da cidade”, ressalta o prefeito Rogério Cruz.

Ele destaca que a vacinação itinerante e nas escolas, onde mais de 3 mil estudantes da Rede Municipal de Educação já foram imunizados, serão mantidas. “Objetivo é aumentarmos o número de pessoas imunizadas. Já avançamos muito, mas ainda temos trabalho a fazer, até que alcancemos, de fato, toda população”, sintetiza.

O secretário Durval Pedroso lembra que, em relação à população com idade acima de 05 anos, 83,5% já tomaram a primeira dose; 75% foram imunizadas com a segunda dose e, desses, 20,3% receberam a dose de reforço. “Vale ressaltar que essa ampliação permitirá que moradores de Goiânia tenham oportunidade de se vacinar mais próximos de suas casas”, observa.

*Documentação*
Os maiores de 12 anos devem apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço. Já as crianças de 05 a 11 anos precisam apresentar Cartão de Vacinação, certidão de nascimento ou CPF, e comprovante de endereço.

Pais e responsáveis legais que, porventura, não possam levar a criança ao posto de vacinação, devem preencher autorização para que outra pessoa a acompanhe. O termo, bem como a lista completa com as unidades, estão disponíveis no link do ImunizaGyn, no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br/imunizagyn).

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia