A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em atendimento à recomendação do Ministério da Saúde (MS) ampliou para os meninos entre 09 e 14 anos a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), de forma permanente. A orientação se dá em razão dos números da cobertura vacinal, considerados preocupantes.

A vacina que protege contra o HPV é aplicada, atualmente, em meninas e adolescentes do sexo feminino, entre 09 anos e 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), meninos e adolescentes dos sexo masculino entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) de idade e para grupos com condições clínicas especiais até os 45 anos (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos).

O HPV é a mais frequente Infecção Sexualmente Transmissível (IST) na mulher e no homem, e pode provocar doenças como o câncer do colo do útero e de pênis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectados pelo vírus no mundo. No Brasil, estima-se que haja, aproximadamente, 9 a 10 milhões de infectados e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam.

“É importante que o público-alvo, que são os adolescentes, se conscientize sobre a necessidade da vacinação contra o HPV, já que esta estratégia tem um impacto positivo muito grande na prevenção e redução dos casos de doenças provocadas pelo vírus”- reforça o titular da SMS, Durval Pedroso.

Postos de vacinação
Para se vacinar contra o HPV, a população com a faixa etária indicada pode procurar qualquer uma das 72 salas de vacinas distribuídas em todas as regiões pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia