A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), constatou queda no número de buracos nas ruas e avenidas de Goiânia, resultado de programas de recuperação asfáltica adotados pela gestão Rogério Cruz.

Em 2021, foram tapados 209.389 buracos. Ano passado, o número caiu para 200.974. A tendência é a de que esta queda se acentue ainda mais com o Programa 630, de recuperação asfáltica, que beneficia 111 bairros de Goiânia, e com o início da execução do Programa Goiânia Adiante, que vai investir mais de 1,4 bilhão em infraestrutura.

Entre 2021 e 2022, 539 ruas e avenidas de 91 bairros receberam nova capa asfáltica. Além disso, o asfalto da Avenida Anhanguera está sendo totalmente reconstruído e a operação tapa-buracos ganhou mais equipes nas ruas, que trabalham todos os dias da semana.

O trabalho de tapa-buracos é rotineiro na Seinfra. São 14 equipes e cerca de 100 servidores que atendem, em média, 10 bairros, diariamente. Durante a administração Rogério Cruz, foram recuperados aproximadamente 400 mil buracos nas ruas e avenidas de Goiânia, uma média de 16 mil tapados por mês.

O tempo de execução caiu de 21 dias para uma semana, no máximo, a partir da reclamação recebida por telefone (3524-8373) ou pelo aplicativo Prefeitura 24H.

O prefeito Rogério Cruz lembra que além do recapeamento e do serviço de tapa-buracos, a Prefeitura de Goiânia faz também a troca do asfalto de toda a extensão do Eixo Anhanguera, a ser concluído até junho deste ano, e já entregou cerca de 55 quilômetros de novas ruas, que antes eram de terra. A gestão municipal já pavimentou mais de 150 vias nos bairros Shangri-lá, London Park, Serra Azul, Chácara Helou e Jardim Colorado.

O secretário Denes Pereira, titular da Seinfra, destaca que aumentou o número de equipes para o trabalho de tapa-buracos. A meta é responder com qualidade, e em menor tempo possível, as demandas que chegam à secretaria. “Apesar de Goiânia ter menos buracos em 2023, em comparação com anos anteriores, trabalhamos todos os dias da semana para resolver os problemas da cidade”.

Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia