A Prefeitura de Goiânia abre, nesta terça-feira (26/04), a segunda etapa da 1ª Maratona de Limpeza promovida pela administração municipal. O projeto nasceu com a proposta de reforçar serviços que, no dia a dia, são executados pela Companhia de Urbanização (Comurg), como: recolhimento de lixo, de entulho, roçagem de mato alto, pintura de meios-fios e poda de árvores.

A maratona já passou por mais de 400 bairros desde que foi lançada, no dia 12 de abril deste ano. A segunda etapa vai beneficiar outros 280. A meta é alcançar 700 em um mês. A Comurg retirou, até o momento, 21 mil toneladas de entulho das ruas e avenidas.

O cronograma da segunda etapa inclui setores como Vila Mutirão, Vila João Vaz, Morada do Sol, Jardim Curitiba, Jardim do Cerrado, Cândida de Morais e outros 60 pontos das regiões Norte e Noroeste. “Após longo período chuvoso, essas ações são necessárias para impedir que o mato fique alto e que resíduos se acumulem em vias públicas”, diz o presidente da Comurg, Alisson Borges.

O prefeito Rogério Cruz afirma que é importante a colaboração dos goianienses para manter a cidade limpa. “A Comurg tem uma equipe experiente à frente do trabalho desenvolvido, mas também é importante que a população participe, de forma ativa, e ajude a cuidar das áreas urbanas”.

Números da força-tarefa
Desde o lançamento da maratona, os colaboradores da prefeitura já roçaram mais de 5,7 milhões de metros quadrados de mato alto nos canteiros e áreas públicas; pintaram 570 mil metros lineares de meio-fio; e ainda limparam 133 mil metros quadrados de margens de mananciais. Também foram retiradas 100 raízes de grande porte das calçadas, podadas 1.504 árvores em vias públicas e removidos 204 exemplares que estavam totalmente secos.

Outra ação executada pela equipe da maratona é o ‘Cata-Bagaço”, que já tirou 46 toneladas de bens inservíveis de calçadas e canteiros, como: pedaços de madeira, colchões, móveis e eletrodomésticos passíveis de reaproveitamento, mediante o descarte correto.

Para evitar o descarte clandestino, a Comurg providenciou a instalação de quatro ecopontos provisórios em diferentes regiões da capital, além dos quatro ecopontos fixos já existentes, para o recebimento de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.

Ecopontos Provisórios
• Avenida C-107, esquina com Avenida T-63, Jardim América
• Rua Peroba, esquina com Avenida Aristóteles, Jardim Mariliza
• Avenida Maracanã, Setor Jaó