A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abre inscrições a artistas credenciados no Sistema de Credenciamento para participação do II Festival de Teatro Popular. Evento será de 06 a 15 de setembro, nos Centros Culturais Teatro Goiânia Ouro e Casa de Vidro Antônio Poteiro.

Artistas, companhias e grupos teatrais podem enviar suas propostas para apreciação da comissão avaliadora. Para registro, pessoas interessadas devem ser previamente cadastradas, e se enquadrar nos critérios de seleção. Serão priorizados residentes na capital que trabalhem profissionalmente nas áreas artística e cultural do município.

Enquadram-se nos critérios espetáculos teatrais e ações formativas essencialmente focadas na abordagem do teatro popular ou aquelas cujo release e ficha técnica sejam disponibilizadas com informações profissionais dos proponentes. Há espaço, ainda, para propostas que não foram contempladas em festivais anteriores realizados pela Secult ou leis de incentivo como, por exemplo, Fundo de Arte e Cultura e Lei Aldir Blanc Municipal, nos últimos três anos.

Outros pontos a serem avaliados são faixa etária, categoria e cunho pedagógico. O envio das propostas é feito pelo link: https://www.goiania.go.gov.br/secult/credenciamento/.

Suporte presencial
Artistas, grupos teatrais e companhias que, porventura, não conseguiram se credenciar pela internet têm atendimento presencial no Centro Cultural Teatro Goiânia Ouro. Deste modo, quem tiver dúvidas pode solicitar suporte na sede do teatro, que fica na Rua 3, 1016, Setor Central, das 08h às 11h e das 14h às 18h. Porém, deve providenciar a documentação relacionada no endereço eletrônico supracitado.

Festival de Teatro Popular
O II Festival de Teatro Popular integra a proposta de Retomada Cultural em Goiânia, com o objetivo de promover a visibilidade e oportunizar o retorno aos palcos dos artistas no período pós-pandemia. O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, explica que o foco do projeto é evidenciar a qualidade dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos artistas goianienses, além de instituí-lo como projeto de ação cultural permanente.

“Assim, fomentar não só o fazer teatral no município, como a ocupação dos espaços culturais”, diz. “Temos, como contrapartida social, a acessibilidade do público goianiense aos espaços culturais, para que possam prestigiar a arte goiana de forma gratuita”, completa.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Credenciamento

Festival de Teatro Popular

prefeitura de goiânia

Secretaria Municipal de Cultura

Secult Goiânia