A Prefeitura de Goiânia abre inscrições para formação musical gratuita em instrumentos e canto coral. São 140 vagas para crianças a partir de 8 anos, adolescentes, jovens e adultos, sendo oito reservadas para musicalização inclusiva. Cadastros devem ser feitos por formulário disponibilizado na internet até o dia 10/03.

As turmas terão aulas presenciais sediadas no Grande Hotel, na Rua 3, e na sede da Orquestra Sinfônica de Goiânia, no Edifício Parthenon Center, ambos no centro da capital. São oferecidos cursos de violão, violino, viola clássica, saxofone, flauta transversal, musicalização, canto coral, flauta doce e teclas (teclado, piano e cravo).

As aulas têm início no dia 14/03 e seguem até meados de julho, nos períodos matutino e vespertino. Com o objetivo de incluir trabalhadores do centro, também são disponibilizadas turmas no horário de almoço (12h às 14h).

Os professores responsáveis pela formação são bolsistas da Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia, departamento educacional da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Para o prefeito Rogério Cruz, os cursos integram a proposta de democratizar o acesso à cultura em Goiânia. “Nossa Orquestra realiza um belo trabalho e essa é uma oportunidade para quem quer se aprimorar na música e no canto”.

Cruz afirma que “a música faz parte de minha vida e é um remédio diário”. “Quando o projeto me foi apresentado, o apoiei de prontidão e continuo a incentivar iniciativas como esta, pois permitem que a arte se torne cada vez mais acessível aos goianienses”.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, explica que este é um projeto experimental que analisará a demanda de matrículas, tendo as aulas no horário de almoço para trabalhadores do centro como um dos diferenciais. “A depender da procura, a formação continuará nos próximos semestres, com mais vagas”, informa.

Inclusão
Do total das 140 vagas, oito são de musicalização inclusiva para pessoas com Síndrome de Down a partir de 8 anos. O titular da Cultura apresenta o músico e professor Maxwel Amaral, integrante da Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia.

“Maxwel desenvolve pesquisa na área da formação musical inclusiva e trará suas experiências e ensinamentos aos alunos da inclusão”, explica. Segundo Zander Fábio, o objetivo é que, nas próximas turmas, o quantitativo de vagas inclusivas seja ampliado.

Inscrição e confirmação
A inscrição para os cursos é feita pela ficha disponível no link https://forms.gle/MFeBpkiNrCA5C2uz5. O documento contém informações sobre turmas e horários.

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição e a lista de alunos selecionados será publicada no dia 11/03 no endereço www.orquestrasinfonicadegoiania.org/processo-seletivo. Os alunos selecionados também serão comunicados via e-mail.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia