A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está com inscrições abertas para os artistas interessados em participar da maior intervenção artística do projeto Arte Urbana, que será realizada no viaduto da T-63, Setor Bueno.

Serão selecionados mais de 50 artistas para o processo de pintura, que será planejado e realizado por partes, em razão da extensão do viaduto. “Assim que estivermos com os artistas devidamente cadastrados, e com suas propostas inscritas aprovadas pela comissão de Cultura da Secult, daremos início ao projeto no viaduto. Estamos seguindo os trâmites do credenciamento, para que qualquer artista de arte urbana que tenha interesse em participar tenha a oportunidade igualmente”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Ainda segundo o secretário, esta é a maior obra do projeto Arte Urbana executada até hoje na cidade. “Já foram feitas obras em outros viadutos, mas certamente esta será um marco, um divisor de águas, e tudo o que aconteceu com o recente incêndio ficará como uma lembrança distante e, quem passar pelo local, verá lindas obras de arte urbana”, ressalta.

Projeto Arte Urbana
O projeto Arte Urbana é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que, ao ilustrar espaços públicos da cidade, promove artistas goianos por meio de grafite e pinturas diversas.

A iniciativa tem o objetivo de estampar em estruturas físicas municipais, como viadutos, pontes, corredores, praças e parques, obras de grafite e pinturas diversas. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 500 mil e, além das pinturas realizadas nos dois complexos, abrange a revitalização que foi feita no Beco da Codorna, no Centro de Goiânia, além dos viadutos do Complexo Viário Jamel Cecílio e do Viaduto Iris Rezende Machado, inaugurados no início do ano de 2022.

“O objetivo da prefeitura é ampliar o projeto Arte Urbana, em novos espaços, para que recebam pinturas, a partir de estudo da Secult, em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)”, informa o titular da Secult.

Galeria a céu aberto
O prefeito Rogério Cruz destaca que o “projeto contribui artisticamente com a estética destas obras, e colocará a arte ao alcance dos olhos de quem passa pelos locais, além de valorizar a cultura local da arte urbana e estabelecer acesso isonômico às oportunidades”.

Cruz lembra que a arte urbana está presente nas ruas e prédios de toda a cidade. “Goiânia é uma galeria de arte a céu aberto, pois, além de sermos o segundo conjunto arquitetônico em estilo Art Déco do mundo, temos pinturas expostas em prédios do Centro, Jardim Goiás, Setor Sul, então, por que não as valorizar em nossas obras, parques e praças públicas?”, reflete.

As inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura de Goiânia, até 1º de novembro. As fichas estão disponíveis online pelo link: https://www.goiania.go.gov.br/secult/credenciamento/ ou de forma presencial no Cine Ouro, na Rua 3, Centro, das 08h às 12h e 14h às 17h.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia