A convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Prefeitura de Goiânia participa, de 26 a 28/07, do Transformar Juntos, evento que visa estimular a participação das pequenas e micros empresas nas compras públicas dos governos municipal, estadual e federal. O evento é realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), com transmissão on-line para todo o país.

A administração é representada pelo secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Silvio Sousa, que discutirá projetos de incentivos para esse público já em vias de implantação na capital. O titular da pasta destaca que “os pequenos e microempreendedores são os maiores geradores de emprego em Goiânia, por isso, a necessidade de propor estratégias que aumentem a produtividade e a competitividade desses negócios”. Segundo ele, o evento proporciona oportunidade ímpar para esse tipo de ação.

O “Transformar Juntos une dois eventos de referência nacional em desburocratização e compras públicas. Um deles é o “Brasil Mais Simples” que reúne gestores públicos e do Sebrae, e parceiros para o diálogo e troca de experiências que resultam em estratégias para a modernização do ambiente de negócios. O outro evento é o Fomenta, voltado para a inserção das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.

Entre os temas constantes na programação, estão a modernização do sistema de compras públicas do governo federal, o Compras.gov.br, apresentação de legislações e normas que preveem a participação das MPE nas compras públicas, incluindo a nova lei de licitações, exibição das medidas de inovação em simplificação de abertura e legalização de empresas urbanas e rurais, cases de sucesso e diálogos com especialistas do setor.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, aponta que as compras públicas movimentam mais de R$500 bilhões ao ano, o que demanda o estímulo para que novos empreendedores em potencial possam participar. “Simplificar a formalização de empresas, a regularização e a prestação de contas desse segmento são medidas que impactam a vida do empreendedor e toda a economia do país”, observa.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia

Sebrae

Transformar Juntos

Cidadão

Empresa

Servidor

Turista