A Prefeitura de Goiânia, em ação coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta, nesta terça-feira (13/12), às 20h, no Teatro Goiânia, a III Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Núcleos Musicais, braço pedagógico da Orquestra Sinfônica de Goiânia. No total, o evento inclui apresentação e certificação de 109 alunos, dentre crianças e adultos, sendo que oito deles integram a turma de inclusão com Síndrome de Down.

O objetivo é apresentar ao público os resultados pedagógicos obtidos no segundo semestre de 2022 pelos alunos matriculados nos núcleos de ensino musical do Centro de Cultura do Grande Hotel e do Parthenon Center, ambos no Centro da capital. Durante este semestre, a Orquestra Sinfônica de Goiânia, por meio da Rede Municipal de Núcleos Musicais, ofereceu cursos de viola, violino, teclas, flauta, canto/coral, saxofone, violão e musicalização inclusiva, prática de conjunto e acordeom.

“O resultado é um esforço dos bolsistas monitores da Rede Municipal de Núcleos Musicais que, junto com seus alunos, apresentarão as músicas trabalhadas em sala de aula, cujo objetivo, além de formação musical, serve de estímulo aos alunos e pais, e, além disso, complementa a nossa proposta de reocupação do Centro de Goiânia e espaços públicos com uma política pública cultural e social de qualidade”, pontua o secretário de Cultura, Zander Fábio.

Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia
A Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia, criada pela Lei Municipal nº 10.149 de 12 de abril de 2018 e alterada por meio da Lei Nº 10.455, de 09 de janeiro de 2020, é um programa de formação musical da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A rede tem como meta principal propor, manter e subsidiar iniciativas na área da educação musical em regiões periféricas da capital, possibilitando a formação de estudantes de música, a integração e inclusão social, além do desenvolvimento de valores culturais e sociais.

Atua também no auxílio a estudantes de música que buscam a profissionalização na área, por meio de um programa de incentivo que, atualmente, beneficia 182 bolsistas estudantes de música na capital, o que possibilita a atuação de três grupos musicais que têm colaborado com a divulgação da cultura da capital: A Banda Juvenil de Goiânia, O Coro Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Joaquim Jayme.

Serviço
Assunto: III Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Núcleos Musicais
Local: Teatro Goiânia, localizado na Rua 23, 252, Setor Central
Data: 13 de dezembro
Horário: 20h

Fotos: Secult

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia