Prefeitura alerta para a importância da segunda dose
Última atualização em 04 agosto 2021 às 17h28
Imunização só é completa com o encerramento do ciclo das duas aplicações. Não é necessário agendar o recebimento da segunda dose nos 12 locais de atendimento

A Prefeitura de Goiânia alerta os goianienses para a importância da segunda dose da vacina contra Covid-19. Segundo especialistas, completar o ciclo de imunização é a única maneira eficaz de combater a pandemia e evitar infecção.
“Pedimos a todos os goianienses que já tomaram a primeira dose que fiquem atentos e que compareçam aos locais de vacinação para tomarem a segunda dose”, frisa o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a manhã desta quarta-feira (4/8), Goiânia já havia aplicado 1,021 milhão de doses de vacinas contra Covid-19, sendo mais de 689 mil para a primeira dose e mais de 306 mil para a segunda aplicação.
O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, lembra que em Goiânia há 12 pontos de atendimento para aplicação da segunda dose da vacina.
“Não é necessário agendar, basta comparecer a um dos locais no horário de atendimento e tomar a segunda dose. A imunização só é completa quando se toma as duas doses”, explica o secretário.
A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) já alertou para o fato de que quando a pessoa não toma a segunda dose ela não tem a imunização esperada e fica propensa à infecção.
A segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer continua sendo aplicada em 12 locais, em Goiânia, sem a necessidade de agendamento. Nesta quarta-feira (4/8), puderam receber o reforço aqueles com data marcada para os dias 5 e 6 de agosto, além dos atrasados.
O atendimento é organizado por ordem alfabética: pela manhã são vacinadas pessoas com nomes começados pelas letras de A a L e, no período vespertino, de M a Z.
O atendimento no Ciams Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América, continua para as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e primeira dose e reforço em atraso de idosos.
Quem está com atraso na segunda dose da vacina Coronavac pode se dirigir à Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste. Esses dois postos de atendimento para pedestres não necessitam de agendamento e funcionam das 8h às 17h.
Confira o calendário
Segunda dose – 12 locais (ver site ou app), sem agendamento (8h às 17h, exceto Área I da PUC, que encerra às 16h)
Segunda dose em atraso da vacina Coronavac – Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste (8h às 17h)
Para informações detalhadas sobre locais, dias e horários de atendimento, acesse o site da Prefeitura de Goiânia.
Márcia Abreu, da Diretoria de Redação