O prefeito Iris Rezende e o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, assinaram, na manhã desta quarta-feira (16/10), ordem de serviço para retomada do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Residencial Buena Vista III. O evento aconteceu no próprio local, com a presença da equipe responsável pela obra, secretários e vereadores da região. A previsão é de que a unidade seja concluída em 60 dias, segundo prazo estimado no projeto.

A construção encontra-se com 90% de sua estrutura concluída, mas precisou ter seu projeto atualizado para finalização. A estrutura prevê a ampliação do atendimento para 160 crianças na faixa etária de seis meses a três anos. Durante a assinatura, Iris Rezende destacou os desafios encontrados ao assumir a gestão e garantiu a entrega das mais de 100 obras que estavam paralisadas. “O nosso objetivo é consertar a administração e entregar uma cidade a altura do merecimento da população”, reforçou, pontuando o trabalho ininterrupto executado pela Prefeitura. 

Marcelo Costa, titular da SME, mencionou a retomada das 11 obras paralisadas da gestão anterior, frisando que, juntas, contabilizam a oferta de 2 mil vagas na Educação Infantil. “Mais do que isso, temos a previsão de mais 2 mil vagas trazidas pela implantação das salas modulares e construção autorizada de 25 novos Cmeis autorizados, que correspondem a mais 5 mil vagas”, explicou o secretário. Marcelo corroborou com a determinação do prefeito para que o Cmei seja inaugurado antes mesmo do início do próximo ano letivo, completando que “a ordem é que zeremos o déficit e, para isso, estamos trabalhando noite e dia”. 

Matrícula

O secretário de Educação também reforçou os novos procedimentos para pré-matrícula na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para 2020, a matrícula será feita com o CPF da criança, procedimento que ajuda a reduzir as listas e ter uma lógica de trabalho. Ademais, será disponibilizado, a partir do dia 1º de novembro, o sistema de cadastro antecipado com dados dos educandos e suas famílias. “O intuito deste cadastro é conhecer nosso público e construir políticas públicas mais efetivas”, explicou o dirigente. 

Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Laís Borges