Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Coronavírus

Prefeito Iris Rezende fala à população sobre o revezamento 14×14

Em seu pronunciamento, Iris reconhece as dificuldades enfrentadas pelos moradores e segmentos econômicos da capital e conclama a união de todos para superação da pandemia

Publicado em: 03 de julho de 2020 às 14:42 | última atualização: 05 de julho de 2020 às 10:32

Em pronunciamento à população na tarde desta sexta-feira, 3/07, o prefeito Iris Rezende conclama os moradores da capital a se unirem na luta contra o novo coranavírus, buscando, sobretudo, o resgate da empatia e da solidariedade para a superação da grave crise que se abateu sobre o mundo e que não encontra precedentes nos últimos 102 anos.

“Vivemos um momento desafiador. Todos hoje estamos preocupados com nossos familiares e pessoas queridas, e muitos vivem um dilema duro entre querer se proteger, de um lado, e, de outro, precisar trabalhar para dar sustento à sua família. Esses desafios, mais do que nunca, exigem espírito de união, pensar no próximo e que cada um faça a sua parte”, ensina.

No alto de mais de 60 anos de vida pública, Iris Rezende lembra que momentos difíceis exigem também medidas difíceis e que ele e toda sua equipe têm trabalhado ininterruptamente em busca de soluções para vencer a Covid-19 e que o equilíbrio entre a preservação da saúde da população e os impactos na economia tem sido o desafio da administração pública.

Mesmo antes do registro de casos de coronavírus em Goiânia, o gestor municipal já havia tomado as primeiras medidas de contingenciamento para enfrentamento da pandemia, como a estruturação das unidades de saúde e o treinamento de equipes ligadas a área de saúde para atendimentos aos casos de Covid-19 na capital.

Ao registro dos primeiros casos, em 13 de março, o prefeito Iris Rezende editou decreto declarando Goiânia em situação de emergência em saúde pública e criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE). De lá pra cá, outros atos administrativos vieram, como o que criou o Gabinete de Gestão de Crise Covid-19, organismo instituído para discutir e decidir sobre as ações do executivo no enfrentamento à pandemia, e a instituição de uma Central de Fiscalização Covid-19, que deu mais autonomia às equipes do município que fiscalizam o cumprimento das determinações do executivo.

“Desde o primeiro caso de Coronavírus notificado em Goiânia, estamos debruçados na busca por soluções equilibradas e cautelosas. Implantamos todos os protocolos de Saúde na cidade, visando a segurança da população.  E não paramos de trabalhar por um segundo sequer”, garante.

Iris Rezende ressalta, também, os esforços na área da saúde para garantir atendimento a todos que necessitam e lembra que em Goiânia ninguém deixou de ser atendido por falta de vagas no sistema público de saúde. Logo no início da pandemia, o prefeito determinou que a Maternidade Célia Câmara, localizada na região Oeste da cidade e que estava pronta para ser inaugurada, fosse transformada em hospital de campanha, disponibilizando de imediato 40 leitos de UTI e 10 de enfermarias exclusivamente para tratamento da Covid-19.

“Direcionamos uma grande maternidade, que estava pronta para ser inaugurada, para o tratamento de pacientes com Covid-19, implantamos mais de 300 leitos de UTI e enfermaria, contratamos novos médicos, capacitamos nossos profissionais, e não vamos parar. A prefeitura de Goiânia segue firme em busca do melhor para os nossos moradores”, reafirma.

Com a experiência de quem já foi governador do Estado de Goiás por dois mandatos, além de ministro da Justiça e da Agricultura, Iris Rezende reconhece a importância da união entre Município e Estado na luta contra a pandemia. Segundo ele, essa aliança tem sido a responsável pelos números ainda módicos da Covid-19 em Goiânia e em Goiás e que é fundamental a participação da população no enfrentamento desse mal que assola o mundo.

“Entendemos a agonia de cada pai, cada mãe de família, que estão com medo da pandemia, mas também têm medo de não conseguir garantir o sustento dentro de casa. Estamos agindo para que o retorno se dê no menor tempo possível. Mas, para isso, contamos com a sua colaboração. Se puder, fique em casa. Se tiver que sair, não deixe de usar a máscara. Siga todas as orientações de higiene. É um cuidado com você, com a sua família e com a nossa cidade”, pede o prefeito.

Cloves Reges, da Diretoria de Jornalismo

Leiam a íntegra do pronunciamento do prefeito Iris Rezende

Minha querida gente,

Vivemos um momento desafiador. Todos hoje estamos preocupados com nossos familiares e pessoas queridas, e muitos vivem um dilema duro entre querer se proteger, de um lado, e, de outro, precisar trabalhar para dar sustento à sua família.

Esses desafios mais do que nunca exigem espírito de união, pensar no próximo e que cada um faça a sua parte.

Momentos difíceis assim exigem também medidas difíceis.

Desde o primeiro caso de Coronavírus notificado em Goiânia, estamos debruçados na busca por soluções equilibradas e cautelosas. Implantamos todos os protocolos de Saúde na cidade, visando a segurança da população.

E não paramos de trabalhar por um segundo sequer!

Direcionamos uma grande maternidade que estava pronta para ser inaugurada para o tratamento de pacientes com Covid-19, implantamos mais de 300 leitos de UTI e enfermaria, contratamos novos médicos, capacitamos nossos profissionais, e não vamos parar.

A prefeitura de Goiânia segue firme em busca do melhor para os nossos moradores.

Determinamos o fechamento do comércio por razões de saúde. Entendemos a agonia de cada pai, cada mãe de família, que estão com medo da pandemia, mas também têm medo de não conseguir garantir o sustento dentro de casa. Estamos agindo para que o retorno se dê no menor tempo possível.

Mas, para isso, contamos com a sua colaboração.

Se puder, fique em casa. Se tiver que sair, não deixe de usar a máscara. Siga todas as orientações de higiene. É um cuidado com você, com a sua família e com a nossa cidade.

Eu sempre digo que o povo de Goiânia tem espírito empreendedor e muita coragem. Foi isso o que ergueu essa cidade e nos trouxe até aqui. Com esse mesmo espírito, vamos superar juntos esse momento e sair fortalecidos. Deus abençoe a todos.

Iris Rezende, prefeito de Goiânia.