O prefeito Rogério Cruz entregou, na tarde desta segunda-feira (02/05), na Escola Municipal Engenheiro Robinho Martins de Azevedo, 534 cartões do Renda Família +Mulher a beneficiadas da Região Sudoeste. A remessa encerra a terceira etapa do programa, cujas distribuições começaram na última segunda-feira (25/04), e contemplaram 4.280 inscritas.

Lançado em outubro do ano passado, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), o programa auxilia mulheres residentes na capital que foram afetadas pela pandemia de Covid-19. Desde então, foram três etapas que, até agora, contemplaram mais de 13 mil famílias.

Cada mulher beneficiada recebe o valor de R$ 1.800,00 divididos em seis parcelas, creditadas no cartão todo dia 10. O valor é destinado à compra de alimentos e itens de higiene pessoal, o que proporciona justiça social e movimenta a economia local.

Em discurso direcionado aos presentes, Rogério Cruz parabenizou os trabalhadores pelo Dia do Trabalhador, celebrado neste domingo (01/05). Sobre o benefício entregue nesta tarde, informou que “os cartões saem carregados com a primeira parcela, e que já no dia 10 de maio, será creditada a próxima, o que ajuda nas compras do mês”.

O prefeito agradeceu a confiança depositada na gestão que, segundo ele, “é compartilhada e desenvolvida em prol do cidadão, em conjunto com os nossos auxiliares e todos aqueles que trabalham por uma cidade cada vez melhor”. Para isso, colocou as redes sociais da Prefeitura de Goiânia e seus próprios canais oficiais à disposição da população para sugestões e demandas.

Celmiy Borges da Cruz, moradora do Setor Grajaú, cuida de duas netas e um filho. Ela destaca que o cartão vem em boa hora | Foto: Fernando Leite

Rogério Cruz elencou ações desenvolvidas em benefício dos goianienses, como o envio de R$ 100 mil a cada instituição de ensino municipal para reformas estruturais, e o recém-lançado Passe Livre do Trabalhador. “Cumprimos mais uma etapa deste programa, mas ainda vamos ajudar mais mulheres a colocar comida na mesa”, disse.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, ressaltou a diferença do programa na vida de famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza extrema. “Para muitos, o valor da parcela é pouco, mas para estas mulheres que estão aqui hoje, representa dignidade”, pontuou.

Tatiana lembrou que o objetivo do programa é atender a todas as mulheres “de forma a chegar naquela mãe que é chefe de família, avós que cuidam dos netos e estão sem qualquer renda”.

Caso relatado por Celmiy Borges da Cruz, de 54 anos. Moradora do Setor Grajaú, ela está desempregada e, atualmente, é responsável pelos cuidados de duas netas, uma delas gestante, e um filho que recentemente sofreu traumatismo craniano. “Estou desempregada, e com toda essa responsabilidade, minha situação era muito difícil. Então, o cartão vem em boa hora”, observou.

Vitória Marcelina cuida sozinha dos dois filhos, e afirma que o cartão ajudará na compra de alimentos para as crianças | Foto: Fernando Leite

Vitória Marcelina tem 25 anos, é dona de casa e mora no Setor Faiçalville. Mãe solo de duas crianças, ela afirmou que “o valor destas parcelas vai me ajudar a comprar alimento para os meus filhos”. Mesma situação de Jocélia Santos, de 40 anos, residente no Residencial Buena Vista, segundo a qual “por não ter trabalho fixo nem ninguém para me ajudar, não sabia mais o que fazer; então, o cartão faz uma diferença grande”.

Participaram do evento secretário municipal de Governo, Michel Magul, os vereadores Sandes Júnior, Sabrina Garcez e Anselmo Pereira.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia