O prefeito Rogério Cruz assinou, nesta terça-feira (15/03), termo de cessão de área pública para a Casa do Idoso, na Vila Mutirão, em Goiânia. Com a transferência da titularidade da área do município para o estado de Goiás, o local poderá passar por obras de adequação e ampliação da sede da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal.

“É um prazer recebê-los aqui, para, juntos, assinarmos esse acordo, numa parceria tão importante como esta. Sabemos da importância da Casa do Idoso. A área social tem recebido total atenção da prefeitura. Entendemos a necessidade de cuidar de todos, desde a criança até o idoso”, afirmou o prefeito.

“Nós temos esse cuidado de amparo social e, acima de tudo, de darmos condições para que nossos idosos tenham qualidade de vida”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Wellington Matos, agradeceu ao prefeito Rogério Cruz pela parceria. “Agora, poderemos dar mais dignidade aos idosos daquela casa. A unidade também servirá a toda a comunidade. Lá, teremos centro de convivência, piscina, biblioteca, sala de ginástica, salão de festa, e toda uma estrutura para oferecer uma série de atividades que poderão ser feitas pela comunidade”, afirmou.

Fundação
A Casa do Idoso foi fundada em 1983 e, enquanto instituição de longa permanência (ILPI), presta atendimento integral a idosos a partir de 60 anos de idade, de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Entre os serviços disponibilizados, está o atendimento da Estratégia de Saúde da Família, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O encaminhamento à Casa do Idoso é feito por demanda espontânea, pelas Redes Socioassistencial e Garantia de Direitos, além das demais políticas públicas assistenciais.

A regularização por meio da transferência de titularidade da área do município para o Estado de Goiás foi concedida pela Lei nº 10.705, de 03 de dezembro de 2021, publicada na edição do dia 06/12/2021, do Diário Oficial do Município.

O termo de cessão de uso da área, assinado na solenidade da tarde desta terça-feira, propicia obras de adequação e ampliação da sede, conforme preconizado pelo Estatuto do Idoso. O texto da Lei prevê condições de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança, além da garantia de acessibilidade a todas as pessoas com dificuldade de locomoção.

Participaram do ato de assinatura do termo de cessão da área pública para a Casa do Idoso a chefe da Casa Civil do município, Rayssa Melo; a secretária-executiva da Procuradoria, Viviane Cristina, no ato, representando a procuradora-geral, Tatiana Accioly; a coordenadora da Casa do Idoso, Luzia Marly; a superintendente de Desenvolvimento Social, Silvana Fiuni; e o gerente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Franco Craveiro.

Fotos: Secom

Legenda
Rogério Cruz assina termo de cessão de área pública para a Casa do Idoso, e destaca que foco da gestão é cuidar das pessoas: assinatura transfere titularidade da área do município para o Estado de Goiás, o que propicia obras de adequação e ampliação da sede, conforme preconizado pelo Estatuto do Idoso

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

casa do idoso

desenvolvimento social

prefeitura de goiânia