Em um ato simbólico no auditório do Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal) na tarde desta sexta-feira (12/3), o prefeito Rogério Cruz fez um agradecimento especial aos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que lidam diretamente com o credenciamento de profissionais e aquisição de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Falando com vocês, estendo o meu eterno agradecimento a cada profissional de saúde que está diariamente na linha de frente da pandemia em combate ao coronavírus”, disse Rogério Cruz. Ele observou que a prefeitura encampou uma luta diária, que é cuidar de pessoas e, principalmente, salvar vidas. “Para isso, estamos contando há um ano com o empenho e dedicação de todos os servidores da SMS, que não medem esforços para em prol da população de Goiânia. Não posso deixar de reconhecer o trabalho de cada um de vocês, meu muito obrigado! Vamos, juntos, vencer essa pandemia da Covid-19.”

Nos últimos dias, foram esses servidores os responsáveis por receber e credenciar, em três dias, mais de 7 mil profissionais de saúde que moram na Região Metropolitana e que participaram do edital que contratará mais de 580 servidores. “Desses, 348 foram imediatamente nomeados e já estão na linha de frente, em atuação no Hospital das Clínicas Covid (HCC)”, pontuou o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

Somente ontem (11/3) e hoje (12/3), novos 30 leitos foram adquiridos pela equipe de profissionais da SMS. “Não temos dúvida do estado de exaustão e mesmo assim do empenho dos servidores da pasta, que abdicaram de suas vidas para salvar vidas. Nós sabemos, reconhecemos e agradecemos pela responsabilidade de todos vocês com a vida”, afirmou o secretário Durval.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, a Prefeitura de Goiânia já encaminhou duas cartas de intenções para aquisição de vacinas e dispõe de recursos em caixa para compra de imunizantes, dependendo da disponibilidade dos laboratórios para que doses das vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sejam direcionadas a Goiânia. “Não vamos medir esforços para que isso ocorra o quanto antes”, concluiu.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Fernandes Ternes, disse que a atitude do prefeito Rogério Cruz é louvável. “Precisamos enaltecer sempre esses profissionais, que estão sendo verdadeiros heróis à frente dessa pandemia, uma vez que o reconhecimento é confortante”. Já a servidora Jaqueline Silva revelou que ficou feliz. “Apesar de ter sido bem simples, foi extremamente simbólico para todos nós, que já estamos exaustos”, contou.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo