Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Transparência

Portal de Transparência da Prefeitura de Goiânia recebe nota 97,12 do TCM

Capital que estava na 229° posição no levantamento anterior do tribunal figura agora entre as 15 com as melhores práticas de transparência

Publicado em: 29 de junho de 2020 às 13:24 | última atualização: 29 de junho de 2020 às 14:09

O Portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia alcançou a nota 97,12, em uma escala de 0 a 100, na avaliação técnica do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Goiânia figura entre as 15 mais bem avaliadas de Goiás no levantamento sobre as práticas de transparência.

O levantamento foi feito no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020 nas 246 cidades do Estado.

" É um momento histórico para Goiânia. No ranking passado nós estávamos com uma pontuação de 59, em 229° lugar. Subimos a nota para 97,12 e estamos entre as 15 melhores avaliadas. Essa marca significativa e a evolução, em relação às avaliações anteriores, refletem o comprometimento dessa gestão com o controle dos gastos públicos e trabalho da equipe administrativa da Prefeitura na consolidação da transparência de suas ações", afirmou o controlador-geral do município, Juliano Bezerra.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia foi totalmente reformulado junto com o novo Portal da administração municipal no ano passado. A renovação foi determinada pelo prefeito Iris Rezende, que tem exigido de seus auxiliares o uso de novas tecnologias para modernizar e melhorar cada vez mais a prestação de serviços aos contribuintes. Para desenvolver o novo portal, que é um dos maiores de Goiás, se uniram a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho Ciência e Tecnologia (Sedetec), com a assessoria da empresa NúcleoGov.

A plataforma traz design moderno, com ferramentas que permitem maior  facilidade de navegação ao usuário.

" Promovemos uma melhora grande no conteúdo do portal, aperfeiçoamos as técnicas que facilitaram o acesso e a navegação, e ampliamos as informações disponíveis", explica o controlador.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia tem acesso à informação em linguagem clara e objetiva sobre as origens e aplicações dos recursos públicos municipais.

Nele o cidadão consegue informações institucionais, as receitas, despesas, folha de pagamento, diárias e passagens, contratos e convênios, relatórios fiscais, informações gerais, ouvidoria, dentre outros serviços. 

Juliano Bezerra, explica que a prefeitura  atende às exigências legais, que ficaram mais rígidas a partir de 2011, com a Lei 12.527 que estabelece que deve haver transparência das receitas e informações dos gastos, que podem ser disponibilizados em tempo real. 

O Portal da Transparência da Prefeitura de Goiânia pode ser acessado no endereço https://www.goiania.go.gov.br/transparencia/

Valéria Almeida, da Diretoria de Jornalismo