Plataforma Trilhas oferta cursos à distância para servidores da Educação

Objetivo dos cursos é acrescentar conhecimentos e atualizações para os servidores de diversas áreas da sede e unidades educacionais

Publicado em: 31 de janeiro de 2020 às 15:49 | última atualização: 10 de fevereiro de 2020 às 18:58

Tamanho da fonte:
-A A A+

O Projeto Trilhas, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, tem inscrições abertas de 31/01 a 10/02 em cursos gratuitos na modalidade à distância (EAD). Os cursos de formação continuada são oferecidos para profissionais de diversas áreas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Atualmente, estão abertas inscrições nos cursos de Leitura em Voz Alta pelo Professor e Escrita por meio do Professor, ambos com carga horária de 45h, a distância e gratuitos. O curso é totalmente online e autoinstrucional.

Os cursos de Leitura em Voz Alta pelo Professor e Escrita por meio do Professor estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e também focados nas competências docentes para a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. O foco na prática de escrita trabalha, principalmente, dois gêneros de texto: de contos clássicos e de indicações literárias. Enquanto na leitura, aprimora-se as habilidades de leitura com as crianças.

O propósito é oferecer formação continuada para os profissionais da alfabetização e também para os estudantes de pedagogia que almejam aprimorar suas competências. Os participantes recebem um certificado, emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Ele equivale a 45 horas de atividades e pode ser utilizado para pontuação no plano de carreira profissional.

Funcionalidades da plataforma
Para utilizar as ferramentas de gestão e ter acesso às funcionalidades, é necessário trabalhar na Secretaria Municipal de Educação e Esporte ou escolas municipais e estar cadastrado na plataforma Conviva. O ambiente é seguro: a secretaria gerencia o uso da plataforma feito por seus usuários e garante o sigilo dos dados incluídos.

As inscrições podem ser feitas por aqui.
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte