A Plataforma Trilhas, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, está com um novo curso para os professores inscritos no site, na modalidade à distância (EAD). A nova opção é “Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender”. A formação busca proporcionar ainda mais conhecimento e formação aos nossos professores, principalmente aos que atuam na alfabetização de educandos na rede municipal. Para participar basta acessar www.portaltrilhas.org.br/profuturo.

O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre os textos informativos científicos, refletir sobre o conceito de verbetes, mostrar os caminhos para realizar uma boa pesquisa, para então, desenvolver um verbete enciclopédico com as crian/ças. O curso é totalmente on-line e autoinstrucional. Os cursos de formação continuada são oferecidos para profissionais de diversas áreas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).

É importante ressaltar que os cursos de Leitura em Voz Alta pelo Professor e Escrita por meio do Professor, ambos com carga horária de 45h, à distância e gratuitos, continuam disponíveis. Outra novidade é que o prazo para conclusão dos cursos foi prorrogado até 31 de maio. Cada cursista pode fazer um, dois ou todos os cursos oferecidos, dentro deste prazo, todos com carga de 45h.

Para quem já terminou uma das opções e deseja realizar outra,  também é permitido  concluir até o dia 31 deste mês. Os cursos disponíveis são Leitura em Voz Alta pelo Professor, Escrita por meio do Professor e Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender. Todos os cursos são alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e focados nas competências docentes para a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Certificados
Os participantes recebem um certificado com aproveitamento que equivale a 45 horas de atividades e pode ser utilizado para pontuação no plano de carreira profissional. Para quem concluir até 31/05/20, estarão disponíveis na primeira quinzena de junho, também no site da SME.

Para quem já concluiu algum dos cursos disponíveis até o dia 30/04/2020, o certificado adequado com aproveitamento, que poderá ser utilizado para Progressão Horizontal na RME, está disponível em pdf para download no site da SME (www.sme.goiania.go.gov.br).

As dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail: trilhas.sme.gyn@gmail.com

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Andréia Barra