Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino (RME) contam, desde a última quarta-feira, 22/4, com o apoio pedagógico complementar da Plataforma Conexão Escola. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) para levar aos alunos conteúdos e atividades complementares de todos os níveis de ensino, a ferramenta tem atualização semanal e proporciona fácil acesso para educandos e familiares. Nesta semana, o conteúdo disponível segue abrangendo todas as etapas de ensino e traz novidades, como a história do circo, informações sobre vacinas, reciclagem, solidariedade, além de tutoriais de como fazer massinha, administrar o dinheiro e histórias em quadrinhos. Acolhendo e orientando seus alunos, educadores usam o conteúdo como suporte e orientam as turmas a executar as atividades em casa.

A professora Débora Turíbio, da Escola Direito do Saber-Cecom, assim como outros educadores da instituição, com intuito de aproximar as crianças da escola durante a pandemia, criou um roteiro de atividades associadas à plataforma Conexão Escola. Assim, mantém a interação com os alunos, mesmo em casa. “O resultado tem sido satisfatório, os pais estão gratos com a iniciativa e empenhados em realizar as atividades. Percebo que essa ação vem fortalecendo o vínculo afetivo entre pais e filhos, além do aprendizado, me deixando feliz com o resultado do meu trabalho”, conta Débora.

Um exemplo desse resultado é a participação do aluno Guilherme Barros Costa, de 6 anos, da turma A, da professora Débora. A criança tem realizado todas as atividades sugeridas e em uma delas trabalhando o vídeo da música “Minha Boneca de Lata”. A atividade propôs decorar uma lata, de acordo com a imaginação de cada um. Alice Pereira Barros, mãe do pequeno, conta ter deixado o filho fazer tudo do “jeitinho dele”. “Esta situação (da pandemia) não é fácil, mas tenho usufruído do tempo junto ao meu filho, aproveitando bem a plataforma. Que venham novas atividades, para que as crianças aprendam, mesmo em casa”, afirma Alice.

Seguindo as determinações das autoridades estaduais, as aulas seguem suspensas até o dia 30 de maio e, até lá, os alunos da Rede Municipal contam com duas opções de atendimento virtual, o Portal Conexão Escola e o Chatbot SME. A última é uma ferramenta digital usada gratuitamente em celular pelo aplicativo Telegram. Todo o material está separado por faixa etária, ciclos e segmentos, abrangendo todas as modalidades (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Eaja). Neste contexto, é imprescindível que as famílias acessem a plataforma e ajudem os alunos com as atividades, o que pode ser feito tanto por computador quanto por tablet ou celular.

Em breve, o mesmo conteúdo disponibilizado no Portal será lançado em canais de televisão aberta. Deste modo, o material da plataforma será adaptado à linguagem televisiva para reprodução em canais abertos parceiros, de modo a atender os alunos sem acesso à internet.

Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link a seguir e explorar o conteúdo a vontade (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/). Para ter acesso ao Chatbot, basta adicionar o número (62) 9106-9980 como contato no aplicativo de mensagem Telegram.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte