Em 18 meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz ampliou esforços para que a agenda de eventos culturais seja, a partir de 2022, ainda mais diversificada do que era nos anos anteriores à pandemia. A Secretaria Municipal de Cultura elaborou cronograma que prevê, por exemplo, Festival de Ópera, concertos, exposições de arte nos museus municipais, formação de alunos no Centro Livre de Artes e Carnaval de rua, além do anúncio do credenciamento de artistas que desejam participar de eventos do calendário cultural e do projeto Arte Urbana, para ilustrações em grafite em espaços públicos.

O prefeito Rogério Cruz afirma que a administração municipal empreendeu recursos para que os artistas e espaços culturais não ficassem desguarnecidos no período crítico da Covid-19, em que shows, feiras e apresentações teatrais foram suspensas. Fez parte desse esforço a destinação de verbas por meio da Lei Aldir Blanc e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A prefeitura também direcionou recursos para projetos inscritos por meio de editais e chamada pública emergencial.

Acompanhado do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, o prefeito anunciou, no dia 8 de maio deste ano, a Retomada Cultural, com a volta de apresentações da Orquestra Sinfônica de Goiânia, o festival Canto de Ouro, Festival de Ópera, Carnaval de rua e o lançamento do projeto Tenda Cultural, que promove apresentações nas praças e parques.

“Após dois anos impedidos pela pandemia, conseguimos retomar, com transparência, segurança e responsabilidade, a nossa agenda cultural”, diz o prefeito Rogério Cruz. “Isso nos deixa felizes, porque proporcionar cultura e lazer aos goianienses é, também, missão nossa”, pontua.

Credenciamento de Artistas
Após a Retomada Cultural, a Prefeitura de Goiânia anunciou, no último dia 10 de junho, o credenciamento dos artistas em sistema online aberto durante todo o ano, para que os interessados possam se cadastrar e se inscrever para participação nos eventos culturais municipais que ainda vão acontecer, como Chorinho, Festival de Teatro Popular, Festival de Humor Goiânia em Cena, Canto de Outro, Sons de Mercado e Grande Arraial de Goiãnia. Na prática, o credenciamento é o registro de pessoas físicas e entidades culturais destinado ao mapeamento do perfil da comunidade artística e cultural da capital. Por ele, a administração terá embasamento para construir programas que darão maior visibilidade aos artistas.

A ferramenta se insere no contexto de tecnologia da informação e desburocratização, uma vez que facilita o cadastro do artista, aprimora transparência nos processos de contratação e pagamento e forma um banco de dados cultural. O credenciamento permite ao próprio artista cadastrar seu projeto, escolher o evento do calendário cultural do qual pretende participar e acompanhar sua solicitação.

Projeto Arte Urbana
A pedido do prefeito Rogério Cruz, a Secult realiza, em parceria com a Comurg, Seinfra e Agetul, o projeto Arte Urbana, que já revitalizou e ilustrou com grafite o Beco da Codorna e dois novos viadutos na cidade. A prefeitura inseriu no Código Tributário Municipal (CTM) uma série de incentivos para recuperar a região central, que é um dos maiores acervos de Art Déco do mundo.

Entre os benefícios estão a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelo período de cinco anos após a certidão de conclusão da obra para aquisição de imóveis em prédios novos, redução de 70% no Imposto Territorial Urbano (ITU) para estacionamentos localizados no Centro, isenção de IPTU por até dois anos para empresários que aderirem ao programa de ordenação dos engenhos de publicidade e isenção de 30% do IPTU para imóveis classificados como bens culturais.

Espaços Culturais
Além dos projetos e eventos do calendário cultural, a Secult mantém na ativa, com atividades permanentes, o Museu de Arte de Goiânia (MAG), o Museu Frei Confaloni, o Centro Livre de Artes (CLA), com atendimento a quase mil alunos em oficinas culturais, as bibliotecas Marieta Telles e Cora Coralina, o Cine Goiânia Ouro, Grande Hotel, onde acontecem aulas de música, a Orquestra Sinfônica de Goiânia com calendário de atividades semanal, e a Casa de Vidro.

Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Goiânia