A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), passa a receber, a partir desta segunda-feira (12/09), pedidos de poda e extirpação de árvores de forma totalmente digital, por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), que está disponível no site oficial do município: www.goiania.go.gov.br.

Com o novo procedimento, em poucos minutos é possível solicitar a análise da árvore e, assim, evitar a locomoção do contribuinte até uma das unidades do Atende Fácil ou da sede do órgão ambiental municipal.

Após cadastro do pedido, analistas e técnicos da Amma fazem a análise da solicitação, realizam a visita in loco para verificação das condições fitossanitárias do exemplar arbóreo, e emitem a autorização via sistema.

“O intuito é facilitar a execução de um serviço que antes era realizado apenas presencialmente”, observa o presidente da Amma, Luan Alves, ao explicar que no atendimento presencial a equipe vai auxiliar aqueles que tiverem alguma dificuldade com o novo processo, que é mais fácil e rápido.

Conforme ressalta, para realizar a solicitação, o contribuinte precisa ter no celular ou no computador a Carteira de Identidade e o comprovante de endereço digitalizados, além do número do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“Esses documentos são obrigatórios para abertura da solicitação”, pontua Luan Alves, acrescentado que a solicitação é simples. “Basta acessar o site da Prefeitura de Goiânia, clicar em Portal do Contribuinte e Acessar Serviço. Neste momento, é preciso informar o CPF e senha ou realizar o cadastro no Portal Eletrônico”, explica.

Em seguida, o cidadão deve clicar em Processo Eletrônico, depois Processo Eletrônico Digital e selecionar o serviço: Poda e Extirpação – Amma. Daí em diante, é clicar em Incluir Processo, informar o número do IPTU e marcar a opção desejada.

“A análise do técnico serve para determinar o serviço de poda ou extirpação. Por isso, é importante marcar corretamente se gostaria da poda, marcando com sim ou não e, depois, marcar a solicitação, se será apenas de poda ou de extirpação”, explica a gerente de Arborização Urbana da Amma, Alessandra de Castro.

Após a primeira etapa realizada, o solicitante deve clicar em avançar e preencher os demais campos, até finalizar a solicitação. A Amma esclarece que o processo apenas é finalizado com o pagamento da Guia de Diversa Arrecadação (DUAM) para o serviço. A solicitação pode ser feita diretamente no link:

https://www10.goiania.go.gov.br/Internet/Login.aspx?OriginalURL=https%3a%2f%2fwww10.goiania.go.gov.br%2fsicaeportal%2fHomePage.aspx

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia

prefeitura de goiânia